View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 9:00 am Post subject: problemas com o charset ou keymap nao estar em portugues ? |
|
|
existe uma forma muito simples de alterar estas duas defenicoes sem ser necessario andar a setar ENV vars, basta editar o /etc/rc.conf e fazer as seguintes alteracoes:
# /etc/rc.conf
# Use KEYMAP to specify the default console keymap. There is a complete tree
# of keymaps in /usr/share/keymaps to choose from. This setting is used by the
# /etc/init.d/keymaps script.
#KEYMAP="us"
KEYMAP="pt-latin1"
# CONSOLEFONT specifies the default font that you'd like Linux to use on the
# console. You can find a good selection of fonts in /usr/share/consolefonts;
# you shouldn't specify the trailing ".psf.gz", just the font name below.
# To use the default console font, comment out the CONSOLEFONT setting below.
# This setting is used by the /etc/init.d/consolefont script (NOTE: if you do
# not want to use it, run "rc-update del consolefont" as root).
#CONSOLEFONT="default8x16"
CONSOLEFONT="cp850-8x16"
# CONSOLETRANSALTION is the charset map file to use. Leave commented to use
# the default one. Have a look in /usr/share/consoletrans for a selection of
# map files you can use.
CONSOLETRANSLATION="8859-1_to_uni"
maquina em que se passou esta anomalia:
Linux lucy.stinkfist.org 2.4.19-gentoo-r10 #24 SMP Thu Dec 12 05:17:05 UTC 2002
i686 Pentium III (Coppermine) GenuineIntel GNU/Linux
compilado apartir do stage 1 com optimizacao de codigo para a arquitetura pentium III.
espero que isto tenha ajudado alguem. cumprimentos, jbrazio. _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa |
|
Back to top |
|
 |
darktux Veteran

Joined: 16 Nov 2002 Posts: 1086 Location: Coimbra, Portugal
|
Posted: Fri Dec 13, 2002 12:11 pm Post subject: |
|
|
Tens a certeza do que dizes? Corre o Openoffice e faz lá uns acentos, ou vê se os programas estão em Português. Ou melhor ainda qual é a anomalia? Mudares esse ficheiros não chega.... Eles não te vão alterar o environment, apenas carregar a font/keytable necessárias para ti.. _________________ Lego my ego, and I'll lego your knowledge
www.tuxslare.org - My reborn website  |
|
Back to top |
|
 |
X73 n00b

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 2:57 pm Post subject: |
|
|
mudei o meu /etc/rc.conf como o sena - OiPollio no irc (se não estou enganado ;P ) tinha dito, funciona às mil maravilhas, com o export das variáveis ENV.. e tudo...
Apenas não tenho o no XChat.. mas nao é grave
darktux, ainda bem que me lembras-te para instalar o openoffice, já me estava a esquecer  _________________ $ emerge -p freedom
These are the packages that I would merge, in order.
Calculating dependencies ...done!
[ebuild N ] life-essencial/blood-1.0
[ebuild N ] world-shared/space-0.90_rc1 |
|
Back to top |
|
 |
darktux Veteran

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 6:49 pm Post subject: |
|
|
Eu tenho o no x-chat... Mas também tou a usar a versão CVS.  _________________ Lego my ego, and I'll lego your knowledge
|
Back to top |
|
 |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 8:16 pm Post subject: |
|
|
eu era suposto ter dito "consola" porque estou a referir-me a bash visto que *nao* uso x-windows porque isso não me faz falta. e quanto ao que disse.. tenho a *certeza* absoluta que quem quiser acentos na consola e o keyboard com a codepage 850 basta fazer isto e tem tudo a funcionar.. irssi, lynx, links, nano fica tudo com os acentos certos e a mostrar como deve ser na consola. agora para o raio do xterm sei la' o que se tem de fazer.. nem quero saber.. sabem porque ? BASH OWNS ! :]
1 anomalia, fazes a instalacao toda (pelo menos eu fiz mas a proxima ja' nao vai ser assim porque ja' sei mudar) com o kbd em us, ao invez de usar a cp850. o problema presistio mesmo depois de ter o sistema completamente instalado, ele não pergunta a codepage do pais que esta-mos.
2 anomalia, depois de ter o kbd em portuga, tento por um til no a e sai-me um caracter marado.. tive de fazer load a traducao dos caracteres.. e tudo isto foi feito no rc.conf.
uma pergunta, agora com o links grafico para que raio querem voces o x11 ? e' que tipo.. so' mesmo openoffice.. mas como eu não utilizo isso.. desisti de x11, alias, nunca fui adepto dele. detesto os wm que existem, o gnome ainda se safa mas, ja' sao muitos anos de habituacao ao visual aspect do windows.. uso linux sim senhora, e' gentoo.. e melhor que tudo.. E' BASH !
 _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
|
Back to top |
|
 |
pilla Bodhisattva

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 10:18 pm Post subject: |
|
|
Peço que as discussões se mantenham no tópico do título... flamewars de bash e X11 não inclusos. |
|
Back to top |
|
 |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 11:28 pm Post subject: |
|
|
o topico apenas foi alargado.. e' que a solucao que eu disse serve, segundo o darktux, apenas para a consola e nao para o x11.
aqui somos todos amigos, ninguem quer flamar ninguem.. deixa de ser paranoico.  _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
|
Back to top |
|
 |
darktux Veteran

|
Posted: Fri Dec 13, 2002 11:57 pm Post subject: |
|
|
DUH UH UH UH
Qualquer utilizador experiente em Linux (aka ! X11 user) sabe que a primeira coisa a fazer é um loadkeys ao keymap português, além disso essas alterações no rc.conf estão na documentação de instalação. Por isso pergunto-te agora qual é a grande novidade que nos trazes?
E tenho outra pergunta para ti: Pq é que nestes teus posts todos n usast um único acento (notam-s tentativas frustradas, mas apenas isso)  _________________ Lego my ego, and I'll lego your knowledge
|
Back to top |
|
 |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Sat Dec 14, 2002 12:11 am Post subject: |
|
|
ja' vi que aqui ha' users que gostam de flamar outros, mas vindo do ti nao se espera outra coisa.
e' que tipo, o objectivo de um forum e' a entre ajuda das pessoas nao o grau de conhecimentos que eu tenho em postar uma simples configuracao. eu deparei-me com aquele problema referente ao charset e foi a forma que encontrei de o resolver (segundo tu esta' documentada entao e' a forma certa), visto ter vindo ao forum portugues procurar uma resposta e nao achei *NADA* alem de uma forma de alterar as env vars decidi transmitir o meu conhecimento (mesmo pouco que seja.. porque pelos visto tu 'es o big j) 'as pessoas que tentem instalar o gentoo e tenham stresses em por a consola a por os caracteres certos.
mas como ja' reparei a ideia foi mal aceite, este forum so' serve para os leets postarem as coisas, coisas simples nao vale a pena virem para aqui.
ponto dois, nao uso acentos porque simplesmente nao me apeteceu, posso perfeitamente escrever a palavra "almoço", "não vou á rua" mas optei por *NAO* o fazer ! boa ? :]
e agora sim, isto tornou-se uma flamewar, e' a falta de compreensao por parte dos users que fazem isto, uma pessoa faz mal em tentar ajudar os outros que se deparem com problemas similares.
ps: considerem este o meu ultimo post no forum portugues.
um abraço a todos. _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
|
Back to top |
|
 |
pilla Bodhisattva

|
Posted: Sat Dec 14, 2002 12:35 am Post subject: |
|
|
Thread trancada por causa de flamewar. |