View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
jaimedft n00b

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 12:14 pm Post subject: Instalação Gentoo (inicialização inicio disco - dd) |
|
|
Bom dia,
há já algum tempo que tenho lido bastante sobre o gentoo e finalmente decidi-me pela sua instalção (influências da participação na MCP2K+2).
A máquina que vou usar é um portátil Dell Latitude cpx c/ um disco rigido de 18 Gb dividido em duas partições de 9 Gb cada. Na primeira partição tenho instalado win XP e na segunda queria instalar gentoo. A minha dúvida, para já, é para que serve exactamente o comando:
# dd if=/dev/zero of=/dev/hdxy bs=1K count=1
e no meu caso o hdxy deve ser susbtituido por hdb? É que não queria meter os pés pelas mãos e "mandar" o disco ao ar.
Obrigado a todos,
Jaime Teixeira |
|
Back to top |
|
 |
drakonite l33t

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 12:51 pm Post subject: |
|
|
Bom dia,
Boa vinda à comunidade do gentoo;)
Eu aplogize. Eu não falo bom portuguese.
/dev/hda é o primeiro disco rigido. /dev/hdb é o segundo disco rigido.
/dev/hda1 é o primeiro partições do primeiro disco rigido.
/dev/hda2 é o segundo partições do primeiro disco rigido.
Você deve tentar :
Code: | #dd if=/dev/zero of=/dev/hda2 bs=1k count=1 | .
aviso : Eu pude falar erradamente. Eu não posso falar o português
Diga por favor se você puder ler este.
Pesaroso. Ciao.
--------
Você matança pixels. Você não matança povos. |
|
Back to top |
|
 |
jaimedft n00b

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 2:03 pm Post subject: |
|
|
Deu para perceber perfeitamente, muito obrigado pelo esclarecimento.
Cumprimentos,
Jaime |
|
Back to top |
|
 |
lowgitek n00b

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 2:08 pm Post subject: Re: Instalação Gentoo (inicialização inicio disco - dd) |
|
|
jaimedft wrote: |
A minha dúvida, para já, é para que serve exactamente o comando:
# dd if=/dev/zero of=/dev/hdxy bs=1K count=1
|
O comando acima referido serve para "zerar" a disco/partição escolhida no caso a "xy"
Um abraço
Elton Machado. |
|
Back to top |
|
 |
fghellar Bodhisattva

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 3:31 pm Post subject: Re: Instalação Gentoo (inicialização inicio disco - dd) |
|
|
jaimedft wrote: | A minha dúvida, para já, é para que serve exactamente o comando:
# dd if=/dev/zero of=/dev/hdxy bs=1K count=1 |
'dd' significa 'data dump', 'if' significa 'input file', 'of' significa 'output file' e 'bs' significa 'block size'. Neste caso específico, o comando irá ler um quilobyte de zeros de /dev/zero e escrevê-los no início da partição especificada por /dev/hdxy, sendo que o 'x' deverá ser substituído por uma letra (a, b, c...), indicando o disco rígido, e o 'y' deverá ser substituído por um número (1, 2, 3...), indicando a partição.
jaimedft wrote: | e no meu caso o hdxy deve ser susbtituido por hdb? |
No seu caso, /dev/hda1 (a primeira partição do disco conectado como 'primary master') é onde está instalado o Windows XP. Provavelmente, você tenha que remover a segunda partição, caso ela realmente já exista, e reorganizar o espaço deixado em duas ou três partições (três, no caso de usar /boot em uma partição separada), conforme achar melhor. _________________ | www.gentoo.org | www.tldp.org | www.google.com | |
|
Back to top |
|
 |
jaimedft n00b

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 4:33 pm Post subject: |
|
|
Só uma pergunta, este comando deve ser executado antes de criar as partições linux ou depois das particões estarem criadas.
Cumps.
Jaime |
|
Back to top |
|
 |
PT_LAmb Guru

Joined: 22 Apr 2002 Posts: 332 Location: Lisboa (Lisbon), Portugal
|
Posted: Fri Jan 31, 2003 4:49 pm Post subject: |
|
|
Ora viva,
jaimedft wrote: | este comando deve ser executado antes de criar as partições linux ou depois das particões estarem criadas. |
deverá ser após a criação das partições, pois sem partições, não existem os ficheiros que as identificam (/dev/hdaX em que X é um inteiro no intervalo [1-n], e n a última partição).
Boa sorte,
Ricardo Cordeiro  _________________ SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ |
|
Back to top |
|
 |
jaimedft n00b

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 4:57 pm Post subject: |
|
|
Então sendo assim deve ser executado este comando para cada uma das partições? |
|
Back to top |
|
 |
fghellar Bodhisattva

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 5:08 pm Post subject: |
|
|
jaimedft wrote: | Então sendo assim deve ser executado este comando para cada uma das partições? |
Não, somente na partição que conterá o /boot. _________________ | www.gentoo.org | www.tldp.org | www.google.com | |
|
Back to top |
|
 |
RoadRunner Bodhisattva

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 6:29 pm Post subject: Re: Instalação Gentoo (inicialização inicio disco - dd) |
|
|
jaimedft wrote: |
há já algum tempo que tenho lido bastante sobre o gentoo e finalmente decidi-me pela sua instalção (influências da participação na MCP2K+2).
|
Hehe, afinal de contas a minha propaganda tá a dar os seus frutos =) eu era o gajo de cabelo comprido , com a full tower branca e o peluche do pápa léguas,que andava sempre a dizer que Gentoo é que é fixe =)
Bem vindo ao nosso humilde forum =)
Em relação ás tuas questões, já foram respondidas bastante bem por todos, apenas quero acrescentar um pequeno detalhe:
Se fizeste as partições com o fdisk do windows, ele tem a mania de fazer uma partição primária, uma extendida e dentro da extendida várias lógicas. Assim, a primeira partição será /dev/hda1 e a segunda partição útil é /dev/hda5. Deves criar pelo menos duas partições para Gentoo, uma de swap e outra para a instalação em si. Se fores criar mais que 4 partições tens que usar uma partição extendida e depois várias lógicas.
Faz um fdisk /dev/hda e dentro do programa escreve p para mostrar todas as partições. é provavelmente a melhor maneira de teres uma ideia rápida da estrutura do teu disco. |
|
Back to top |
|
 |
jaimedft n00b

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 7:20 pm Post subject: |
|
|
Lembro-me perfeitamente de ti. No primeiro dia fiquei mesmo atrás de ti, não tivesse sido a mudança de lugar devido aos problemas de rede e a esta hora já teria gentoo a rolar.
Vai ser maneira de aprender linux a sério, só que já sabem, vou passar a aparecer aqui mais vezes.
Obrigado a todos,
Jaime |
|
Back to top |
|
 |
RoadRunner Bodhisattva

|
Posted: Fri Jan 31, 2003 8:23 pm Post subject: |
|
|
Hmm, és o tipo que tava atrás de mim com um portátil, que até troquei uns cd's de suse por cd's virgens?
Pá, o que é preciso é que se queira aprender =) vai pondo as tuas dúvidas e aparece também nos canais de IRC, #gentoo-pt da freenode e #gentoo da ptnet |
|
Back to top |
|
 |
|