View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
metralha761 n00b
|
Posted: Tue Jan 04, 2005 11:40 am Post subject: Gentoo personalizado |
|
|
Boas.
Vou iniciar no mundo do gentoo.
Pretendo criar uma estação de trabalho com o seguinte:
Servidor HTTP, que trabalha em localhost, com php.
Mysql
Pretendo graficamente
Browser, pretendia o firefox
Open Office
Acrobat
A pessoa k vai trabalhar com o PC e' noob/null, e kero por clicks. Pretendo que a pessoa va directo a area onde so' mete o user name e a password, depois entra numa area onde so encontra os 2 icons, o browser e o open office.
Acrescento que o acrobat so' vai servir para os pdf's criados pelo php. E vai existir uma impressora pa impressao.
Agora, acham k isto e' complicado? O que aconselham?
PS: Os acentos ficam com caracteres esquesitos, o ' depois da letra é o acento. _________________ Tou a iniciar ajuda sao sempre bem vindas |
|
Back to top |
|
|
malloc l33t
|
Posted: Tue Jan 04, 2005 11:43 am Post subject: |
|
|
gdm/kdm para o login, Gnome/Kde com um menu modificado e pronto, tá o trabalho feito. _________________ --> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <-- |
|
Back to top |
|
|
metralha761 n00b
|
Posted: Tue Jan 04, 2005 11:45 am Post subject: |
|
|
malloc wrote: | gdm/kdm para o login, Gnome/Kde com um menu modificado e pronto, tá o trabalho feito. |
O KDE/Gnome papam recursos desnecessários, penso eu, penso k existem alternativas mais leves?
Tou enganado ou o firefox, openoffice e acrobat só necessitam de tar no X pa funcionarem? _________________ Tou a iniciar ajuda sao sempre bem vindas |
|
Back to top |
|
|
malloc l33t
|
Posted: Tue Jan 04, 2005 12:08 pm Post subject: |
|
|
Se queres um WM light podes sempre escolher entre um dos *box ou o xfce4 (eu pessoalmente uso o ultimo) _________________ --> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <-- |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Tue Jan 04, 2005 11:41 pm Post subject: |
|
|
Bom queres dar um uso apenas pessoal ao servidor de php certo ?
A tua máquina é o que ?
Se tiveres uma máquina fraca, basta instalares o xorg-x11, fluxbox, mozilla-firefox e mod_php com as flags mysql, gp, apache2 ...
se tiveres uma boa máquina mas não quiseres grandes pesos, xorg-x11, gnome-light, mozilla-firefox e mod_php com as ditas flags ...
Caso estejas uma de meter o que te apetecer emerge xorg-x11 kde gnome mozilla-firefox mod_php com as ditas flags.
Para uma solução intermédia:
Code: | emerge --sync; emerge xorg-x11;emerge gnome-light; USE="-kde" emerge mozilla-firefox;USE="mysql gd apache2 crypt" emerge mod_php |
Por exmeplo se tu fizeres emerge -pv mod_php sem o USE, irás reparar que muitas flags estão desactivadas, se usares o USE irás ver que passam a ficar activas, tens outros modos de activar as flags:
Code: | cd /etc/;mkdir portage;echo "dev-php/mod_php gd crypt apache2 mysql" >> /etc/portage/package.use |
nota:
ao meter flags do tipo apache2 e mysql no mod_php, ao emergir este pacote ele irá bsucar as respectivas dependências, ao fazer isso o pacote apache2 e mysql será emergido também. _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux |
|
Back to top |
|
|
metralha761 n00b
|
Posted: Wed Jan 05, 2005 10:58 am Post subject: |
|
|
Como disse, não sou eu kem vai usar a maquina, mas sim alguem k só vai precisar das ferramentas k descriminei.
A pessoa kem o vai usar vai ser só mesmo para estas coisas.
Digamos k vais ser uma maquina de gestão para uma escola, que vai ter as funções, emitir facturas e gerir as aulas/cursos, isto td vai trabalhar em PHP com a basedados mysql. O Acrobat é pa sair o resultado a imprimir ou as facturas.
Com estas limitações, alguem brincalhão não vai para a maquina fazer porcaria, já para não falar que está num SO linux e nao windows
Exporadicamente eu vou fazer manutenção, mas poderá ser por rede e com um portatil, bastando entrar no servidor http e fazer o k é preciso _________________ Tou a iniciar ajuda sao sempre bem vindas |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Wed Jan 05, 2005 8:00 pm Post subject: |
|
|
toda lista que disses-te é possível ser aplicada no Gentoo, aliás se quiseres trabalhar em .NET, também o podes; tens o mod_mono para o php e o monodevelop como GUI para programares em .net, em termos de php como disse, mod_php e tens o o gphpedit como GUI para programares.
MS OFFICE ~= OPENOFFICE
Acrobat Reader ~= gpdf (Isto para gnome mas também o há para KDE ou outros)
http://packages.gentoo.org
nesse link tens todos os pacotes existentes para o gnome _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux |
|
Back to top |
|
|
metralha761 n00b
|
Posted: Fri Jan 07, 2005 7:50 pm Post subject: |
|
|
Tks pela vossa ajuda, está a ser bastante util e a conhecer melhor as potencialidade do gentoo.
Mas tenho uma pergunta. Tecnologia 64 bits, alguem ja fez testes numa maquina AMD64 com o gento a 32 bits e a 64 bits?
Com isto queria ter uma maior nussão das potencialidades reais dos 64 bits e nada melhor k uma maquina excelente em ambos os lados para testes reais, principalmente juntado o mesmo SO. _________________ Tou a iniciar ajuda sao sempre bem vindas |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Fri Jan 07, 2005 11:40 pm Post subject: |
|
|
Uso nativamente a 64 bit's só tenho duas limitações ATI e Macromedia Flash, de resto porta-se bastante bem para uma tecnologia nova, tem bastante suporte no gentoo.
Tenho um AMD64 3000+ (laptop) _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
|
Back to top |
|
|
metralha761 n00b
|
Posted: Sat Jan 08, 2005 5:38 pm Post subject: |
|
|
Mas ja fizeste testes pa sabermos o verdadeiro impacto dos 64 bits versos 32 bits?
Era isso que gostava de ver _________________ Tou a iniciar ajuda sao sempre bem vindas |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Sat Jan 08, 2005 11:17 pm Post subject: |
|
|
Posso-te dizer que um amd64 3000+(1800 mhz) é muito mais rápido que um amd 2200+ (1800 mhz) aliás nem tem comparação o tempo de compilação.
Mas só te posso dizer essa comparação directa porque infelizmente, não posso testar a nível de jogos, graças à ATI ... _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
|
Back to top |
|
|
Matheus Villela Apprentice
|
Posted: Sun Jan 09, 2005 12:40 am Post subject: |
|
|
Mythos wrote: | Mas só te posso dizer essa comparação directa porque infelizmente, não posso testar a nível de jogos, graças à ATI ... |
Só uma coisa... acho que medir o desempenho com base em jogos não seja uma boa, suponho eu que um 1.8ghz seja mais que o suficiente pra qualquer jogo dos mais recentes.
O gargalo nesse caso quase sempre está na placa de vídeo, e quando está na CPU fica muito difícil de mensurar, e mesmo que fosse o caso o ideal seria o uso de um jogo "64 bits real" que o processador realmente use as instruções que ele tem a capacidade de usar.
Talvez rodar doom3 e ver o quanto do processador está sendo usado desse uma idéia... se tivesse uma versão 64 bits, porém como disse é ruim de medir isso, pois outros fatores podem influenciar muito nesse caso como por exemplo o uso de kernel preemptivo entre outras.
Realmente o tempo de compilação é uma das melhores formas de se medir o desempenho... o tempo de compilação da kdelib seria excelente pra um benckmark |
|
Back to top |
|
|
|