View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
Nestum n00b
Joined: 20 Jan 2003 Posts: 9 Location: Évora durante as aulas, Estoril durante as ferias e fins de semana =)
|
Posted: Sat Mar 01, 2003 3:02 pm Post subject: Problemas (muitos) com o gentoo. |
|
|
Pessoal,
Já ando a ficar um pouco desapontado com o gentoo.
Comecei a usar gentoo desde a versao 1.1 tendo posteriormente instalado a 1.2 que desde entao tenho feito updates sucessivos. Desde há um mes para ca que tentei instalar o gnome2 e comecei a ter alguns error na compilacao e falta de dependencias que nao eram resolvidas etc. Decidi entao fazer o download de um livecd e reinstalar o gentoo. Fiz o download 2 dias antes de sair o 1.4-rc3 assim sendo fiquei com o 1.4-rc2. Depois de ter feito o download para nada, pois o suporte para a minha PCMCIA nao era possivel de por a funcionar e tive de recorrer a outros metodos de instalacao, lah consegui instalar o gentoo. Actualizei tudo e tenho o base sistem a 100%
O proximo passo era instalar o gnome2 fiz o download dos 123 pacotes e comecei a compilar. O X compilou sem problemas o mesmo já não se pode dizer do Gnome que ainda nao consegui compilar. O erro vem da lib sgml. Comeca a dar element undefined e rebenta dizendo:
[...]
jade:../../doc/refentry/jw.sgml:82:20:E: element "OPTION" undefined
jade:I: maximum number of errors (200) reached; change with -E option
Tentei alterar a opcao no MakeFile e a verdade eh k passou por cima desse erro mas encalhou logo a seguir numa outra.
O que é que se passa com o gentoo. Como eh k espera que uma pessoa tenha paciencia para tudo isto. Tou a comecar a pensar em voltar para o Debian... _________________ Linus is not the answer. Yes is the answer! Linux is the question. |
|
Back to top |
|
|
PT_LAmb Guru
Joined: 22 Apr 2002 Posts: 332 Location: Lisboa (Lisbon), Portugal
|
Posted: Sat Mar 01, 2003 6:14 pm Post subject: |
|
|
É verdade que o gentoo continua instável. Ninguém o pode negar. Mas no entanto é uma distribuição que tem pouco mais do que 1 ano de existência. Não se pode esperar que seja estável numa etápa destas.
Eu fiz a minha primeira instalação do Gentoo 1.1a a 8 de abril do ano passado. E desde aí tenho aprendido muito sobre Linux, e principalmente sobre software e problemas originados por compilações. Acho que é esta a minha primeira motivação para continuar a utilizar Gentoo.
Neste momento tenho alguns problemas no meu sistema. Por exemplo, não sei porquê o autoconf não compila. Pára sempre no ./configure quando procura saber onde colocar os ficheiros .elc (penso que são de lisp), já pus o problema no bugs, mas não tive qualquer resposta. Tenho conseguido sobreviver com um pacote compilado pelo darktux o qual instalo com o emerge -K.
Outro problema ainda mais esquisito, é de vez em quando ser forçado a instalar esse mesmo pacote, porque as outras compilações param, depois de não terem encontrado o autoheader. É definitivamente frustrante!!!
Mas afinal... estou a utilizar um sistema "beta", portanto a única forma de contrariar essa frustração é pensar que hei-de encontrar a fonte do problema, corrigi-lo e dar de volta algo positivo à comunidade, e claro, pelo caminho aprender muita coisa nova.
À 3 anos perguntaram-me no IRC "Mas porque utilizas o Linux?". Pensei um bocadinho na altura, até porque ainda não tinha pensado bem no assunto. E respondi "Porque é difícil...". E para mim continua a ser verdade. É díficil, e eu gosto do desafio. E se calhar, por esta razão é que vou continuar a utilizar o Gentoo, porque uma vez que ele fique estável, posso sempre olhar para trás e ver que até ajudei a resolver alguns problemas. E com isso existe uma distribuição de Linux baseada na compilação de todo o software, estável.
Espero que isto te anime um bocado, e não te esqueças que ao encontrares um erro, estás a ajudar.
Um abraço,
Ricardo Cordeiro _________________ SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ |
|
Back to top |
|
|
fghellar Bodhisattva
|
|
Back to top |
|
|
Nestum n00b
Joined: 20 Jan 2003 Posts: 9 Location: Évora durante as aulas, Estoril durante as ferias e fins de semana =)
|
Posted: Sun Mar 02, 2003 4:54 am Post subject: |
|
|
Mto Obrigado pelas dicas!
Quando escrevi o post já estava de cabeça quente. É muito frustrante quando se quer fazer uma coisa e não se vêm resultados. Agora já estou um pouco mais animado e entao sabendo que já existe uma solução para o problema o futuro já parece mais risonho
Infelizmente não posso instalar o gnome hoje porque não tenho largura de banda (modem 56kb) para sacar os pacotes necessários à resolucao do problema, mas lá para terça ou quarta feira quando voltar a casa trato disso e depois digo-vos como correu
Mais uma vez Obrigado _________________ Linus is not the answer. Yes is the answer! Linux is the question. |
|
Back to top |
|
|
fghellar Bodhisattva
|
Posted: Sun Mar 02, 2003 4:15 pm Post subject: |
|
|
Nestum wrote: | É muito frustrante quando se quer fazer uma coisa e não se vêm resultados. |
Tambem ja passei por isso. Nao era este mesmo problema, mas conheco a sensacao... _________________ | www.gentoo.org | www.tldp.org | www.google.com | |
|
Back to top |
|
|
iJ n00b
|
Posted: Sun Mar 02, 2003 11:29 pm Post subject: |
|
|
ao menos vai-se aprendendo alguma coisa. |
|
Back to top |