View previous topic :: View next topic |
Há interesse em uma versão pt_BR dos fórums? |
Sim e eu uso o pt_BR |
|
58% |
[ 76 ] |
Não e eu uso o pt_BR |
|
7% |
[ 10 ] |
Eu uso o pt de Portugal mesmo |
|
34% |
[ 45 ] |
|
Total Votes : 131 |
|
Author |
Message |
pilla Bodhisattva
|
Posted: Fri Apr 07, 2006 6:19 pm Post subject: Há interesse em uma versão pt_BR dos fórums? |
|
|
Oi pessoal,
Começamos um esforço de adequação das traduções dos componentes dos fórums para diversas línguas, dentre elas o português. No entanto, há uma grande diferença entre o português no Brasil e em Portugal. Desta forma, gostaria de medir qual o interesse do pessoal em ter uma tradução pt_BR para os fórums.
Notem que a opção do pt_BR não prejudicaria o uso do pt de Portugal, pois não há intenção de suprimirmos essa opção. O pt_BR seria uma opção extra. _________________ "I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin |
|
Back to top |
|
|
Supermouse n00b
|
Posted: Fri May 05, 2006 1:23 am Post subject: |
|
|
eu nao entendi... me explique um pouco melhor...
vc quer dizer criar um fórum Pt_Br? nesse caso, eu acho q nao é salutar, pq divide os usuarios...
agora, se for outra coisa q eu nao entendi... |
|
Back to top |
|
|
pilla Bodhisattva
|
Posted: Fri May 05, 2006 3:15 am Post subject: |
|
|
Não é para criarmos um novo fórum, apenas para fazer uma tradução mais adequada dos menus do Gentoo Forums em geral. _________________ "I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin |
|
Back to top |
|
|
viniciusferrao Tux's lil' helper
|
Posted: Fri May 05, 2006 9:33 pm Post subject: |
|
|
Opa, apoio o pt_BR \o/ |
|
Back to top |
|
|
phil_mws n00b
|
Posted: Mon May 15, 2006 9:27 pm Post subject: |
|
|
todo apoio tb... _________________ Felipe Souza Melo (Phil)
Martins WebSoftware |
|
Back to top |
|
|
Supermouse n00b
|
Posted: Mon May 15, 2006 11:47 pm Post subject: |
|
|
ah, bom, se é assim tudo bem, apóio. |
|
Back to top |
|
|
alexandre_parente n00b
|
Posted: Sat Jun 10, 2006 8:54 pm Post subject: |
|
|
Sou brasileiro e nao tenho dificuldade para entender o portugues (pt). Ha diferencas entre o pt e o pt_BR em alguns termos, mas nada critico. Quem eh brasileiro sabe que mesmo no brasil ha variacoes e termos regionais, mas isso nao eh motivo para termos um potugues pt_BR_NE, pt_BR_S, pt_BR_SE, pt_BR_N ou pt_BR_CO (nordeste,sul,sudeste,sul,centro-oeste)
Acho um desnecessario o uso de pt e pt_BR no forum |
|
Back to top |
|
|
jmbsvicetto Moderator
Joined: 27 Apr 2005 Posts: 4735 Location: Angra do Heroísmo (PT)
|
Posted: Sun Jun 11, 2006 3:16 am Post subject: |
|
|
pilla,
estás só a falar da criação do locale PT_BR para a tradução dos ficheiros do phpBB? Se assim for e houver interesse nisso, não vejo porque não. Se estás a falar na separação do forum internacional em Português (PT) e Português (BR) não me parece boa ideia.
Já agora o resultado da poll interessa-me, porque fiz a tradução dos ficheiros das extensões dos forums do Gentoo e estou-me a preparar psicologicamente para olhar para os ficheiros do phpBB (são um tudo ou nada maiores ). _________________ Jorge.
Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
|
|
Back to top |
|
|
renrutal Tux's lil' helper
|
Posted: Thu Jun 22, 2006 8:24 pm Post subject: |
|
|
alexandre_parente wrote: | Sou brasileiro e nao tenho dificuldade para entender o portugues (pt). Ha diferencas entre o pt e o pt_BR em alguns termos, mas nada critico. Quem eh brasileiro sabe que mesmo no brasil ha variacoes e termos regionais, mas isso nao eh motivo para termos um potugues pt_BR_NE, pt_BR_S, pt_BR_SE, pt_BR_N ou pt_BR_CO (nordeste,sul,sudeste,sul,centro-oeste)
Acho um desnecessario o uso de pt e pt_BR no forum |
Português formal, aquele utilizado em documentos e ensinado na escola, é o mesmo em todo o território nacional. A questão aqui é que o português formal do Brasil e o português formal de Portugal(e também outros países) são diferentes.
Em minha opinião, eles são diferentes o bastante para receberem localizações distintas, como já acontece em diversos softwares. Pelo menos há a vantagem que, pelo menos no phpBB, é preciso poucas alterações para realizar toda a tarefa. |
|
Back to top |
|
|
Alan Silva Freitas n00b
|
Posted: Wed Jul 05, 2006 4:51 am Post subject: |
|
|
Eu creio que trabalhar apenas na tradução para o pt puro seria mais vantajoso, trabalhando apenas nesta lingua as traduções iriam sair mais rápido. _________________ HellHunter
Quando não existir mais florestas, animais, rios, vocês vão descobrir que dinheiro não se come.
Ditado de um velho índio que não lembro o nome. |
|
Back to top |
|
|
Nattie n00b
|
Posted: Sun Jul 16, 2006 12:52 pm Post subject: |
|
|
Bem, eu quase nunca posto (embora seja uma lurker frequente), não sei se minha opinião vale alguma coisa ;)
O português de portugal não é assim tãão diferente, e, pra falar a verdade, eu uso o Forum em inglês (bem como todo o meu sistema aqui, questão de hábito). Estou muito acostumada a ler o que os amigos d'além-mar escrevem e não me causa nenhum desconforto ler em pt_PT. Mas, se alguém realmente fizer questão de traduzir algo pra pt_BR, então tá, né? Pra mim não vai fazer a menor diferença - eu vou continuar lendo o Forum em inglês. |
|
Back to top |
|
|
njsg Tux's lil' helper
|
Posted: Thu Jul 27, 2006 5:49 pm Post subject: |
|
|
Na minha opinião, no que respeita a criar dois fóruns distintos, ou a traduzir os artigos para os dois idiomas, isso seria trabalho desnecessário - que permaneça tudo como está - como já foi registado por várias pessoas não há dificuldades que impeçam a um brasileiro ler um texto em português europeu e vice versa. |
|
Back to top |
|
|
sowersofhope n00b
|
Posted: Mon Aug 14, 2006 12:08 pm Post subject: |
|
|
Seria Muito Interessante
spam removed and user banned as he posted random crap messages to multiple threads
amne |
|
Back to top |
|
|
MetalGod Bodhisattva
|
Posted: Mon Aug 14, 2006 12:56 pm Post subject: |
|
|
sowersofhope wrote: | Seria Muito Interessante
|
Se seria interessante podem começar a trabalhar e a aprensentar resultados.
Ao que parece tudo concorda em avançar com as coisas mas depois para trabalhar é mais complicado _________________ ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice |
|
Back to top |
|
|
To Veteran
Joined: 12 Apr 2003 Posts: 1145 Location: Coimbra, Portugal
|
Posted: Mon Aug 14, 2006 11:57 pm Post subject: |
|
|
Estás a falar em mais uma lingua a ser utilizada no phpBB, pt_BR que poderia ser escolhida no profile de cada user, ou a bifulcação do forum em duas partes distintas? _________________
------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------ |
|
Back to top |
|
|
sowers n00b
|
Posted: Tue Aug 15, 2006 11:11 am Post subject: |
|
|
Interesse sempre tem, o que falta é alguém pra fazer |
|
Back to top |
|
|
joaoemanuel1981 n00b
|
Posted: Wed Sep 06, 2006 6:03 pm Post subject: |
|
|
Olha, se separar a galera vai começar a se dividir, é melhor como está hoje, pois todo mundo está unido. |
|
Back to top |
|
|
MetalGod Bodhisattva
|
Posted: Wed Sep 06, 2006 8:50 pm Post subject: |
|
|
Está tudo unido ? Não me parece que seja uma questao de diferença entre pt_PT e pt_BR mas sim de empenho e trabalho. O jmbvicetto e o pilla foram as unica s pessoas a traduzir alguma coisa aqui. Anda tudo a dizer que faz que faz e que faz... o resultado está ha vista. Basta ver o subforum de documentação que todos eram a favor mas so la estao 3 threads.
Daqui pra frente façam-me um favor. Senao querem trabalhar digam que nao querem e nao andem a enganar quem trabalha.
O Joaomanuel1981 parece que esta com vontade de trabalhar (e pelos vistos e' hoje que quer começar). Joao es muito bem vindo e podes começar por onde quiseres. Quando tiveres alguma coisa podes perguntar ou enviar para nos. O teu trabalho sera muito bem vindo. _________________ ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice |
|
Back to top |
|
|
renrutal Tux's lil' helper
|
Posted: Sun Sep 10, 2006 7:35 am Post subject: |
|
|
Interesse há, mas ninguém fala sobre como começar o serviço... então:
Aonde os arquivos de tradução do fórum podem ser encontrados? |
|
Back to top |
|
|
atf n00b
|
Posted: Sun Sep 10, 2006 8:57 pm Post subject: |
|
|
Meus amigos. Essa dúvida teria algum sentido se não falássemos, todos, a "última flor do lácio". Francamente, não vejo nenhum problema em ler "ecran" ou "tela". Pelo contrário, apenas enriquece nosso vocabulário, o mais extenso e belo desse planeta. _________________ atf
LinuxUser#142898 |
|
Back to top |
|
|
joaoemanuel1981 n00b
|
Posted: Mon Sep 25, 2006 6:34 pm Post subject: Ajuda |
|
|
MetalGod, o que vocês estão precisando de ajuda? E poderia também colocar um tópico explicando como ajudar, facilitaria para as pessoas que querem ajudar, mas não sabem como. |
|
Back to top |
|
|
hidrogen n00b
|
Posted: Thu Mar 08, 2007 10:42 am Post subject: |
|
|
Ola a todos.
Se calhar poderia-se fazer uma lista de prós e contras para ver qual a melhor opção.
Eu pessoalmente estou dividido entre as duas opções.
Contra a divisão:
- evita-se que o Português de Portugal seja cada vez mais diferente do Português do Brasil (ou Brazil) porque assim as pessoas tentam encontrar termos que possam ser usados em ambos os PT.
- ao dividir, alguns Brasileiros deixariam de responder nas threads Portuguesas e vice-versa, porque "frequentariam" menos os "forúns" uns dos outros.
A favor da divisão
- por vezes é mesmo dificil (ou impossivel) compreender as coisas escritas em Português do Brasil porque usam termos ou palavras que nunca vi na vida. Outras vezes, as palavras usadas "atrapalham" a leitura (exemplo: gestão e gerenciamento, não me ocorreu um exemplo melhor). Outro problema é o calão usado por alguns que também complica a compreensão das coisas. Também quando uso tradutores inglês-português surgem-me dificuldades porque traduzem as frases/palavras para PT_BR e por vezes não têm qualquer sentido para um Português.
Já que as entidades Portuguesas e Brasileiras responsáveis pela lingua Portuguesa não têm feito um bom trabalho para homogenizar os termos (em particular, os termos ligados à informática), acho que as comunidades deviam-se juntar para tentar encontrar termos que sejam comuns ao PT_PT e ao PT_BR e para os tentar implementar no dia-a-dia deste forum e dos sites.
Não sei se já existe um site que tenha as traduções das principais palavras de inglês para PT_PT e PT_BR, mas seriam bom criar um. Depois nesse site se faria a tal tentativa de homogenizar os termos. |
|
Back to top |
|
|
jmbsvicetto Moderator
Joined: 27 Apr 2005 Posts: 4735 Location: Angra do Heroísmo (PT)
|
Posted: Thu Mar 08, 2007 5:11 pm Post subject: |
|
|
Boas hidrogen.
O que estava a ser discutido nesta thread era somente a criação de um language pack para o phpBB de pt_BR. Não se estava a propor a divisão do forum ou dos utilizadores.
Para aqueles interessados na tradução do phpBB para pt_BR e disponíveis para esse trabalho, aconselho a leitura desta thread - a thread está em inglês, mas a tradução também terá que ser feita a partir do inglês. _________________ Jorge.
Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
|
|
Back to top |
|
|
juanpaul n00b
|
Posted: Mon Jun 25, 2007 2:14 am Post subject: |
|
|
Também sou a favor de ter uma tradução para o pt-BR do phpBB, pois, da maneira como está (pt), eu prefiro usar o fórum em Inglês.
Pode se manter os fóruns juntos, mas, no caso de how-to e documentos, sou a favor de termos as duas versões (pt e pt-BR), o que nós podemos fazer (tanto usuários pt quanto pt-BR) é fazer a tradução de documentos que depois "ajustados" para outra língua, por exemplo, temos dois documentos em inglês para serem traduzidos, então uma pessoa/equipe traduz o primeiro documento para português (pt) enquanto o outro documento é traduzido por pessoa/equipe para português do Brasil (pt-BR), terminado o processo de tradução é só fazer a troca dos documentos e, fazer os ajustes necessários para as línguas de destino. Ao final, teremos quatro traduções, os dois documentos em pt e pt-BR.
Sou novo por aqui, mas, estou à disposição no que puder ajudar.
Nesse endereço parece ter um add-on para traduzir o phpBB para pt-BR (no fórum Tradução do phpBB (Português Brasil) > Tradução do phpBB 2.0.X):
http://www.suportephpbb.org/forum/ |
|
Back to top |
|
|
edusodeboa n00b
|
Posted: Sat Nov 03, 2007 3:31 am Post subject: |
|
|
E ae galera...,
Sou novo por essas bandas, mas..., msm assim lá vai minha opnião:
Pelo q percebi, o forum como um todo só tem a ganhar com essa tradução, uma vez q será apenas mais uma opção aos usuários, sem divisão do site, apenas a add de um pach no pt_BR para os que preferirem, mas os que quizerem usa-lo em inglês ou no próprio pt_PT ñ teram dano nem exclusão alguma, afinal, como já disse, se trata apenas de uma opção a mais dentro do msm site.
Pra mim parace algo simples e q só faz esse fórum crescer pois satisfaz uma margem maior de usuários.
E qt a colaboração, precisando pode chamar! (apesar q confesso q ando muito enrolado com meu time.)
Flw galera.
Um abração e espero q minha opnião venha a ser util de alguma forma.
Fiquem com Deus e...
Innnté. |
|
Back to top |
|
|
|