Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Eventos estranhos com hardmodem Cirrus Logic CL-MD34xx
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Sat Feb 07, 2004 4:56 am    Post subject: Eventos estranhos com hardmodem Cirrus Logic CL-MD34xx Reply with quote

Oi gente!

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que, embora eu tenha uma experiência de pouco mais de 3 anos com o Linux, sou um recém-chegado ao mundo Gentoo (faz pouco menos de uma semana que eu o instalei no meu micro e este é o meu primeiro post aqui no forum). Ainda estou um pouco espantado com o tamanho deste forum.

Agora, o meu problema:

Eu uso um hardmodem Cirrus Logic CL-MD34xx 33.6k ISA não PnP. Atualmente, ele está configurado para usar a porta COM3 (/dev/ttyS2) e o IRQ 5.

No entanto, o modem não responde à maioria dos dialers, como o KPPP e o wvdial (wvdialconf). A única exceção que posso fazer é o minicom, talvez pela persistência (com ele as strings de comunicação com o modem são devidamente transmitidas, mas elas demoram MUUUUUUUITO para aparecer na tela). Até tentei conectar com o minicom, mas depois de alguns minutos, ele desconectava com um NO CARRIER.

Estou desconfiado de que seja um problema de conflito de IRQ, mas eu não sei como resolver isto. Seguindo a orientação de alguns textos circulando na web, dei uma olhada nos arquivos /proc/ioports e /proc/interrupts, mas não encontrei nenhuma ocorrência que aparentasse conflito (diga-se de passagem, o próprio IRQ 5 só aparece no arquivo /proc/interrupts quando --- e enquanto --- eu estou usando o modem com o minicom).

Se eu trocar, via setserial, a IRQ da porta utilizada pelo modem, sem mexer nos jumpers, o seu comportamento permanece inalterado (mesmo se eu trocar para uma IRQ já utilizada).

Em outras distribuições, como Conectiva 9 e Debian sid, o modem também não respondia aos dialers (embora eu não tenha testado o minicom com elas). Atualmente, só estou conseguindo utilizar o modem com a distribuição Kurumin Linux.

Algumas informações que podem ser úteis: minha placa-mãe é uma SOYO SY-K7VTA Pro V1.0, possui duas portas seriais (DB9) e som on-board VIA VT82C686B (aliás, mais um comentário: quando, no Kurumin, eu troco os drivers de som OSS --- via82cxxx_audio --- pelos ALSA --- snd-via82xx --- o modem também pára de responder.

Seria o caso de eu ter de desabilitar alguma porta serial da placa-mãe (COM1 ou COM2) e utilizá-la para o modem? (Assim talvez eu pudesse minimizar as chances de ocorrência de conflitos).

Se precisarem de alguma informação adicional, estou à disposição.

Estou com uma ótima impressão do Gentoo e espero que a minha relação com ele seja duradoura. Mas, para viabilizar esta relação, é importante para mim que eu faça este modem funcionar...

Desde já, muito obrigado...
...e prazer em conhecê-los.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Feb 07, 2004 11:38 am    Post subject: Reply with quote

Bom, nunca mexi com hardmodems nem com portas seriais no Linux, mas lá vai :D:

Você já tentou usar o comando setserial com o argumento auto_irq? E já tentou usar a informação que o Kurumim dá, como, por exemplo, o IRQ da porta?

O som ainda não foi instalado?

E, para finalizar, bem vindo à comunidade, espero que se adapte bem por aquí, o Gentoo vale a pena :D.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Sat Feb 07, 2004 7:50 pm    Post subject: Reply with quote

De tanto mexer, finalmente consegui fazer o modem funcionar. Mas confesso que isto me exigiu medidas drásticas. Atualmente, o modem está configurado para usar a COM4 (/dev/ttyS3), com o IRQ 3. Além disso, tive de desabilitar as duas portas seriais da minha placa-mãe.

Posteriormente, com mais calma, vou tentar tornar as coisas menos restritivas...

Mas o importante é que, agora, com o Gentoo conectado, posso tirar um melhor proveito do Portage.

Gentoo e eu: acho que este é (finalmente) o início de uma grande amizade...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum