Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
[OT] Situações bizarras com hardware
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 9:33 am    Post subject: [OT] Situações bizarras com hardware Reply with quote

A ideia deste topico é discutir situações bizarras que tenham acontecido com hardware.

Tive esta ideia porque recentemente aconteceu-me algo para o qual ainda não tenho explicação, apenas suspeitas...

Há uns tempos, andava a fazer experiencias com um pc novo, arrancando do livecd de gentoo para verificar a rede e coisas assim.
Fiz isto várias vezes, mas um dia a meio do arranque do livecd começaram a aparecer erros, a maioria eram erros de falta de ficheiros, havia mesmo comandos que faltavam como o ping e mount por exemplo... Achei estranho e fiz um reset, ao arrancar novamente deu erro, a bios não encontrava nehuma drive cdrom nem disco rigido...

O computador foi aberto e havia algo de muito estranho, o cabo ide apenas tinha uma ligação, que estava encaixada no disco rigido, o cdrom apenas tinha ligado o cabo da energia... Achei isto muito estranho, a drive de cdrom nunca deveria ter funcionado!

O cabo tinha uns furinhos no local onde devia estar uma seguna ligação, talvez esses furinhos estivessem encaixados nos pins do cdrom e soltaram-se durante aquele arranque, provocando algum curto-circuito que fez o ide deixar de funcionar.
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 12:01 pm    Post subject: Reply with quote

ui.. situações dessas há tantas.. lembro-me de uma máquina da NCR, que era um vulgar pentium2 mas assemblado pela NCR cuja board só aceitava alguns cabos IDE! Vá-se lá perceber porquê. Não tinha a ver com ser ultra dma ou não, alguns cabos udma eram aceites, outros não. Cabos estes que funcionavam perfeitamente noutras máquinas. Até descobrir isto foram umas belas horas.

No outro dia a fazer um upgrade de cpu no portátil passei horas a perceber porque raio a máquina nao botava com o cpu novo.. pensei que estivesse queimado, coloquei o antigo e nada. Depois de muitas tentativas percebi que tinha que apertar o slot quase até partir..

Situações de ram's que não gostavam de um slot em particular, incompatibilidades entre placas pci, boards com apenas algumas partes estragadas, eu sei lá o que já me passou pelas mãos =) Uma das ultimas correu bem, comprei uma board dual pentium3 com dois processadores a 1 giga porque tinha queimado o slot AGP e o dono queria aquilo como workstation. Ora lá comprei o material a pensar que estava a correr algum risco.. uma board quando começam partes a avariar pode correr tudo bem ou pode ser uma questão de tempo até pifar tudo. Bem, chego cá a casa, testo com uma gráfica pci e tudo bem, coloquei a máquina a um canto até ter tempo de brincar com ela. Ontem lá coloquei tudo a funcionar e lembrei-me de testar uma gráfica agp. Ora não é que funciona! A única explicação possível é má configuração do slot ou qualquer coisa do estilo, isto pq o antigo dono tinha a mania dos overclocks e dos tweaks =)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 8:18 pm    Post subject: Reply with quote

Eu nunca tive esses problemas de hardware, mas uma vez li no OTW o caso de um cara que não viu que a máquina estava ligada, e trocou um dos hds. Ele chamou isso de hd-hotplug. :D
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum