Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Configuração de servidor dhcp
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sat Jun 26, 2004 6:33 pm    Post subject: Configuração de servidor dhcp Reply with quote

Boas,

Estava aqui a ver se dava a volta a uma situação que não acho muita piada na minha home network.. A situação é a seguinte:

Tenho um access point que tem o seu próprio servidor de dhcp. Mas esse servidor tem um defeito, que é o de não dar para definir ip's fixos para determinados mac adress. Ora dava-me um certo jeito que o meu portátil tivesse sempre o mesmo ip. O access point tem a opção de fazer o relay de dhcp para outro ip, e isto era o ideal, uma vez que o mandava para a máquina que já está a fazer de servidor dhcp para a parte wired da rede. Agora o problema é nessa máquina, pois precisava que o servidor tivesse um comportamento diferente para quando o pedido vem da rede wired (que chega pela eth0) ou pela rede wireless (que chega pela eth1). E isto porque a rede wired tem uma gama de ip's ( por exemplo, 192.168.0.0) e a rede wireless está noutra gama por questões de segurança ( por exemplo, 192.168.1.0). Assim se o pedido fosse pela eth0, atribuia um ip de uma gama, pelo eth1 atribuia um ip de outra gama.

Já andei a ver manuais e ficheiros de configuração e não encontro nada que me permita fazer isto a não ser se eu iniciar dois servidores de dhcp (um para cada interface) cada um com a sua configuração independente. Ora isto não é difícil, mas não é muito elegante.. Alguém sabe de outra opção, ou será esta a melhor?
Back to top
View user's profile Send private message
r3pek
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 17 Sep 2003
Posts: 568
Location: Lisbon - Portugal

PostPosted: Sat Jun 26, 2004 8:29 pm    Post subject: Reply with quote

enquanto lia o teu post, a unica solução k me veio à cabeça foi a k disseste que nao axavas elegante (eu tb nao) ;)
nao te sei ajudar entao. a unica ideia k tinha foi a k baniste :P
Back to top
View user's profile Send private message
malloc
l33t
l33t


Joined: 19 Sep 2003
Posts: 762

PostPosted: Sat Jun 26, 2004 10:18 pm    Post subject: Reply with quote

Podes fazer um script q utilize o iptables e q cada vez q receba um request dhcp veja de q interface vem o pedido e dependendo da origem atribua um ip diferente.
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Sat Jun 26, 2004 10:37 pm    Post subject: Reply with quote

http://www.linuxhelp.net/guides/dhcp/

talvez isto te ajude.
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sun Jun 27, 2004 3:38 am    Post subject: Reply with quote

malloc - basicamente sugeres que eu implemente um servidor de dhcp à minha medida =) pois, é de facto elegante, mas não estou para ter esse trabalho =) thanks anyway

Mythos - Esse é um doc generalista sobre dhcp, isso já eu li e não é disso que preciso. Thanks anyway.
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Thu Jul 08, 2004 5:25 am    Post subject: Reply with quote

dnsmasq
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum