Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problema com placas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Giuliani
n00b
n00b


Joined: 15 Jul 2004
Posts: 61

PostPosted: Wed Sep 01, 2004 11:05 pm    Post subject: Problema com placas Reply with quote

Bom, negócio é o seguinte:
Qdo fui partir para minha primeira experiência com o gentoo surgiram algumas dúvidas (ia instalar em uma partição q ta criando teia no meu HD, esse final de seman vou formatar e instalar o gentoo com SO principal):
Primeiramente não reconheceu minha placa de rede (SiS 900-Base PCI Fast Ethernet Adapter). Tudo bem é só carregar ela.
O maior problema foi com a placa de vídeo.
Tenho uma placa mãe ASUS A7S266-VM com vídeo on-board e um placa de vídeo g-force. O gentoo reconhecesse a placa on e não a placa g-force. Como eu faço para desabilitar o uso dela no gentoo fazendo com q ele use a g-force ?
Já adianto que nesse modelo de placa não tem jumper e não é possível desabilitar a placa on-board pelo bios. Mesmo setando o primary VGA card como PCI ao invés da on-board e o Plug and Play O/S para no não adianta. Atualmente o máximo que consigo é deixar com 8m de mem compartilhada, fazendo um flash da bios para 1009 consigo deixar em zero, porém o gentoo ainda vai reconhecer.

Desculpem o post longo, mas acredito que com esses detalhes fique fácil de entender meu problema. O gondim tentou me ajudar no #gentoobr mas não deu (as dicas da bios foram dele).
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Sep 02, 2004 12:28 am    Post subject: Re: Problema com placas Reply with quote

Giuliani wrote:
Tenho uma placa mãe ASUS A7S266-VM com vídeo on-board e um placa de vídeo g-force. O gentoo reconhecesse a placa on e não a placa g-force. Como eu faço para desabilitar o uso dela no gentoo fazendo com q ele use a g-force ?

Certamente você pode configurar os dois dispositivos no xorg.conf. Depois é só selecionar a placa (device) que quiser usar no display, e colocar o display no layout.
Back to top
View user's profile Send private message
r3pek
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 17 Sep 2003
Posts: 568
Location: Lisbon - Portugal

PostPosted: Thu Sep 02, 2004 8:36 am    Post subject: Reply with quote

e nao te eskeças do
Code:
emerge nvidia-kernel nvidia-glx
para instalares os drivers da g-force.
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Thu Sep 02, 2004 10:38 pm    Post subject: Reply with quote

não de esqueças de desocmentares a linha
Code:
 load "glx"
e comentares
Code:
 #load "dri"


Isto no xorg.conf ou XF86conf
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
Giuliani
n00b
n00b


Joined: 15 Jul 2004
Posts: 61

PostPosted: Tue Sep 07, 2004 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, depois de um árduo trabalho de instalação, gentoo on-line ;-)
porém

Segundo o AngusYoung no canalr gentoobr, o ideal é usar o xorg no lugar o xfree q eu tinha instalado, então dei um emerge unmerge xfree e dei um emerge no xorg. Ao final existiam vários arquivos de configuração para serem atualizados, executei um etc-update e selecionei a opção -5.
No rc.conf, na XSESSION eu descomentei a linha dessa variável e coloquei para startar o openbox.
Fiz um rc-update add xdm default (ou o certo seria colocar openbox default)
Só q agora qdo eu dou um xinit ou startx recebo uma tela cinza meio riscada na cara :-S
Só falta fazer ele funcionar pra conseguir configurar o vmware q me retornou um erro "cannot open display" que eu acho q é por isso...
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Sep 07, 2004 10:51 pm    Post subject: Reply with quote

Se não me engano, o ideal é deixar "XSESSION=xdm", e no ~/.xinitrc "exec openbox".

Já quanto ao arquivo de configuração, o Xorg lê o XF86Config, XF86Config-4 ou xorg.conf, portanto, se preferir, basta renomear o antigo arquivo de configuração (provavelmente XF86Config) para xorg.conf.

Agora se você nunca configurou o X no Gentoo, tem as utilidades xorgcfg e xorgconfig. Se não estiverem no seu PATH, elas estão em /usr/X11R6/bin/.


EDIT: Não se esqueça que no VMware sua placa de vídeo não é mais NVIDIA, e sim uma genérica, então você deve usar um driver como "vesa" ao invés de "nvidia" ou "nv".
Back to top
View user's profile Send private message
Giuliani
n00b
n00b


Joined: 15 Jul 2004
Posts: 61

PostPosted: Tue Sep 07, 2004 11:01 pm    Post subject: Reply with quote

posé, usei o xorgconfig, e tentei executar, gerando o seguinte erro:
Code:

(EE) [GLX] extension (NVIDIA XFree86 driver not found)
Could not init font path element /usr/..../fonts/CID , removing from list
Could not init font path element /usr/..../fonts/local , removing from list
I/O warning: failed to load external entity "/root/.config/openbox/rc.xml"
I/O warning: failed to load external entity "/root/.config/openbox/menu.xml"
X connection to 0:0 broken (explicit kill or server shutdown)
xinit: connection to x server lost


Qto ao vmware, eu tenho q definir ela como vesa no linux ? pq ? No vmware eu vou instalar um w98, não nele q eu vou ter q configurar a placa depois ou já no vmware eu tenho q informar a placa e ele não suporta ?

Inclusive agora to fazendo uma atualização no meu nvida-kernel e nvidia-glx pois depois de um emerge sync ele me avisou isso. Sábado eu vou fazer um emerge world e talvez, um emerge system
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Sep 07, 2004 11:14 pm    Post subject: Reply with quote

Giuliani wrote:
Qto ao vmware, eu tenho q definir ela como vesa no linux ? pq ? No vmware eu vou instalar um w98, não nele q eu vou ter q configurar a placa depois ou já no vmware eu tenho q informar a placa e ele não suporta ?

Não, disculpe, a confusão foi minha. Eu achei que você fosse rodar o Gentoo à partir do VMware.

Quanto ao erro, confira se o link /usr/src/linux está apontando certo.
Back to top
View user's profile Send private message
Giuliani
n00b
n00b


Joined: 15 Jul 2004
Posts: 61

PostPosted: Tue Sep 07, 2004 11:45 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Se não me engano, o ideal é deixar "XSESSION=xdm", e no ~/.xinitrc "exec openbox".

Já quanto ao arquivo de configuração, o Xorg lê o XF86Config, XF86Config-4 ou xorg.conf, portanto, se preferir, basta renomear o antigo arquivo de configuração (provavelmente XF86Config) para xorg.conf.

Agora se você nunca configurou o X no Gentoo, tem as utilidades xorgcfg e xorgconfig. Se não estiverem no seu PATH, elas estão em /usr/X11R6/bin/.



não entedi onde achar ou como executar esse ~/.initrc então testei duas outras coisas colocar o DISPLAYMANAGER do rc.conf como xdm e o XSESSION como openbox e nada.
Qto ao link, esta ok sim.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Sep 08, 2004 12:11 am    Post subject: Reply with quote

O ~/.xinitrc precisa ser criado. Faça assim:
Code:
$ echo "exec openbox" > ~/.xinitrc


Já quanto ao rc.conf eu não me lembro.
Back to top
View user's profile Send private message
Giuliani
n00b
n00b


Joined: 15 Jul 2004
Posts: 61

PostPosted: Wed Sep 08, 2004 12:14 pm    Post subject: Reply with quote

Apenas pra finalizar....
Para funcionar o x, eu fiz um opengl_update nvidia.
Depois coloquei nvidia no lugar de nv no xorg.conf.
No rc.conf, na variável XSESSION defini o meu gerenciador de janelas e pronto, feito isso, foi tranquilo.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum