View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Tue Sep 21, 2004 12:02 am Post subject: Speedtouch n funciona com o 2.6.8 mas com o 2.4.x funcionava |
|
|
Oi eu possuo o famoso Speedtouch 330 da alcatel (o cor de rosa/grená) e ate o consegui por a funcionar no kernel 2.4.x graças ao tutorial do Kull...mas dps de ter me mudado para o Kernel 2.6.8 que já consegui configurar tudo menos a net com ele e é um pouco ridiculo estar a ter o kernel 2.4.x so para ir á net
Já tentei os numerosos tuts neste forum mas nada, deve me faltar algum module pois o firmware e a instalação do modem corre bem....alguem que use a netsapo ADSL ou algo do genero que saiba o que se passa aqui...a netsapo usa o protocolo PPPoE e o PPPoA dai eu usar no 2.4.x o adsl-setup/start e o pppoa3 mas dá-me TIMEOUT ou seja é necessário fazer load a um module mágico ou vários ou até mm rescrever alguns configs...mas quais ?
Agradecia a vossa ajuda neste caso.
Obrigado desde já _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
revertex l33t
|
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Tue Sep 21, 2004 12:18 pm Post subject: |
|
|
o problema n é a driver pq ele detecta o modem bem e carrega o firmware na boa...mas falta algum parametro novo que o kernel 2.6 deve usar concerteza pois no kernel 2.4.26 funciona e mto bem. _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
revertex l33t
|
Posted: Tue Sep 21, 2004 5:43 pm Post subject: |
|
|
como tu compilou teu kernel novo? make oldconfig? |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Wed Sep 22, 2004 2:09 am Post subject: |
|
|
é assim no kernel 2.4.26 selecionei como modulo o ppp_generic, ppp_async, bsp_comp, ppp_synctty e o ppp_deflate e dps pppoatm.
No kernel 2.6.8 fiz o mm e ele quando se tenta connectar dá-me TIMEOUT que era o que acontecia quando n tinha todos os modulos bem carregados ou configurados no 2.4.26....ele simplesmente n se connecta o que é bastante estranho _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
revertex l33t
|
Posted: Wed Sep 22, 2004 4:40 am Post subject: |
|
|
me desculpa se eu estou te mostrando um caminho que tu ja conhece, mas tenta o seguinte.
Code: | #cd /usr/src
#rm linux
#cd linux-2.6.bla-bla.bla
#make clean
#make mrproper
#ln -s /usr/src/linux-2.6.bla-bla.bla /usr/src/linux
#cp ../linux-2.4.bla-bla.bla/.config . (nota que tem outro ponto depois de .config)
#make oldconfig |
desta forma tu vai ter uma copia exata de tudo que tinha no teu kernel 2.4, a partir dai basta recompilar, copiar o bzImage para o /boot editar o grub.conf normalmente.
a saida do lsmod do 2.4 e do 2.6 mostra os mesmos modulos carregados?
uma diff dos .config do 2.4 e 2.6 tambem pode ser utlil. |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Wed Sep 22, 2004 6:59 pm Post subject: |
|
|
Tentei mas n funciona...continua a dar TIMEOUT acho que tem que ser escrito mais algumas opcções no /etc/ppp/options ou algo do genero e agora tou a notar que o pppoa3 termina logo de seguida e no 2.4.x ficava continuava a correr pois verificava isso no "ps aux".
É um promenorzinho que me está a faltar.... _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
revertex l33t
|
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Fri Sep 24, 2004 1:59 pm Post subject: |
|
|
Vou experimentar....esperemos que seja desta _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Sun Sep 26, 2004 10:49 am Post subject: |
|
|
N funciona eu dps de fazer modem_run -m -f firmware ou modem_run -k -f firmware ele instala bem o firmware mas quando faço ifconfig tap0 up ele diz que o device n existe _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
r3pek Retired Dev
|
Posted: Sun Sep 26, 2004 1:19 pm Post subject: |
|
|
faz um e verifica se é mm o tap0. axo k às vezes pode ser um lun0 :/ |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Sun Sep 26, 2004 7:10 pm Post subject: |
|
|
Vou verificar essa é nova para mim lun0 mas ok.... _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Tue Sep 28, 2004 10:58 am Post subject: |
|
|
n encontrei nenhum lun0....que se pode estar a passar aqui ? _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Sat Oct 02, 2004 3:18 pm Post subject: |
|
|
Quando faço ifconfig -a aparece-me um tunl0 dps de ter feito modem_run alguem conhece isto ?
Mais alguem que me possa ajudar ??????????? _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
KaVeSMaN n00b
|
Posted: Mon Oct 04, 2004 8:50 pm Post subject: |
|
|
Bom, nos últimos dias tenho tido uma luta semelhante à tua.
No meu caso, atingi o sucesso.
Vou tentar focar os pontos chave para ver se não te esqueceste de nada:
. Kernel 2.6.8.1 com atm, os ppps todos, TUN/TAP device e USB
Não compilar o módulo USB para o Speedtouch!! Eu tive stresses com isso porque descobri que estava a usar o kernel driver e o user mode driver ao mesmo tempo!
. modem_run -k -f <firmware>
Isto é para o modem saber a razão da sua existência e começar a estabelecer o link ADSL com o provider via linha telefonica (o mais baixo nível possível). Depois de correres isto verifica o output no syslog (ou semelhante). Deve notar-se o modem a piscar (a negociar o link) e depois estabilizar.
É suposto o gajo dar uns erros (2 ou 3, nao mais) e passados 20-30 segs (maximo) dizer que encontrou sinal ADSL e que tem um link a 512/128Kbits/s.
Certifica-te que o modem_run que estás a correr é o do pacote speedtouch-1.3. Não consegui por a funcionar com o 1.2.xx.
Quando corre bem é suposto ficar residente.
. TUN/TAP device -> modprobe tun
Isto é para o kernel ter suporte para estes devices especiais. Vai ser necessário para o pppoa3. Certifica-te que o modulo existe e fica carregado (lsmod).
. pppoa3
pppoa3 -vpi 0 -vci 35 -b -m 1 -c -v 1
Isto é para o criar um device tap0 e associar a comunicação ATM do modem para esse device virtual.
Mais uma vez, tem um olho no log para ver se a coisa está a correr bem.
É suposto ficar residente. A esta altura é suposto teres um device TAP0 que simula uma interface ethernet ligada a um modem ethernet.
. setup do PPP (com pppoe)
Eu usei o ppp-2.4.2. Não garanto que funcione com outra versões.
Em gentoo usei o script adsl-setup para tratar da questão do pppoe.
Não esquecer que o device ethernet do modem ADSL é, neste caso, o tap0.
Se tudo correr bem é só fazer adsl-start e voilá!
Boa sorte!
Informa de possíveis sucessos / insucessos.
KaVeSMaN |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Tue Oct 05, 2004 2:09 am Post subject: |
|
|
Ok vou tentar isso...visto que era mais ou menos essa a maneira que eu tinha a funcionar no meu funcional 2.4.26.....acho que eu usava modem_run -m -f e tu puseste -k -f vou ver isso melhor _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
KaVeSMaN n00b
|
Posted: Tue Oct 05, 2004 11:15 am Post subject: |
|
|
Por acaso, o -k no modem-run é desnecessário. Na verdade, apesar de funcionar, não devia sequer lá estar. O -k diz que estamos a usar o modulo do kernel para o Speedtouch (que nós não estamos!). Um modem-run -f <firmware> é suficiente.
Não te esqueças que se tiveres ainda a experimentar firmwares convém desligares o modem do USB entre cada novo teste com um firmware diferente (para ele perder o firmware anterior).
Checka os procedimentos passo a passo. É muito importante teres a certeza que um dado passo está OK antes de partires para o próximo.
KaVeSMaN |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Wed Oct 06, 2004 12:59 am Post subject: |
|
|
pppoa3 n fica na memória como acontecia com o kernel 2.4.x....acho que o que se passa é aquilo que tu disseste tenho que fazer emerge ao speedtouch 1.3 pois tenho o 1.2
Esperemos que seja isso !!! _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Fri Oct 08, 2004 3:38 am Post subject: |
|
|
Afinal o problema n parece ser do speedtouch 1.2 pois instalei o 1.3 (á lá pata lol) e continua na mesma.
N compreendo isto !!! o problema era que ele no Kernel 2.4 dps de eu fazer pppoa3 ele criava um device TAP0 supostamente pelo module tun.o mas neste kernel ele n esta a funcionar o que é deveras estranho....será alguma coisa que me esteja a escapar na conf do kernel ? Activar serviços ISDN ? pff ajudem-me é altamente frustante ter que ir para o 2.4 só pq n tenho net no 2.6
E quando faço ifconfig -a aparece-me o chato e insignificante tunl0 que n prova ser nada pois nem o MAC address mostra grrr, se tiverem paciência e pena deste pobre azarado(eu lol ) passem para aqui os vossos .config(em pcs que os speedtouch 330 funcionem ok ) do kernel 2.6.8(preferência)....tou em modo de alto desespero _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Mon Oct 11, 2004 3:06 am Post subject: |
|
|
alguém ? _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
capitao_iglo n00b
|
|
Back to top |
|
|
To Veteran
Joined: 12 Apr 2003 Posts: 1145 Location: Coimbra, Portugal
|
Posted: Tue Oct 12, 2004 8:25 am Post subject: |
|
|
lembro-me de ter encontrado via google um site português da simplesnet a explicar como instalar em 2.6 visto que esse tb é o modem deles.
Tó _________________
------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------ |
|
Back to top |
|
|
pilla Bodhisattva
|
Posted: Tue Oct 12, 2004 12:46 pm Post subject: |
|
|
Meio OT, mas ontem eu queimei as pestanas até descobrir que o firmware que está na página da DLink pro DSL-500G é foo bar. _________________ "I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin |
|
Back to top |
|
|
To Veteran
Joined: 12 Apr 2003 Posts: 1145 Location: Coimbra, Portugal
|
|
Back to top |
|
|
Demoniac_LL n00b
|
Posted: Fri Oct 15, 2004 7:38 am Post subject: |
|
|
Ok, vou mergulhar nisto de novo ! a ver se é desta, se n der olha meto o meu pc velhido como router lolol e vai mesmo pela placa de rede, que isto de ter 2 kernels (1 para net e outro para o resto) sucks big time
Vou dando noticias _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
|
|