Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problema grave
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 22, 2004 2:23 pm    Post subject: Problema grave Reply with quote

Estava a apagar uns ficheiros temporarios como root quando me enganei ao escrever o comando, trocando o * por /, resultando no fatidico
Code:
rm / -rf


Ao fim de algum tempo achei que estava a demorar muito e cancelei, quando fiz ls para ver o que se passava apareceu a mensagem
Code:
bash: ls: command not found


só aí percebi que me enganei a escrever o comando

Agora olhando para o sistema de ficheiros vi que resta o seguinte:

backup dev mnt proc sbin sys tmp usr var

e dentro de mnt estava montado o directorio servidor, que é uma instalação de um servidor que utilizo em chroot apenas para teste. O conteudo desta partição ja tinha sido copiado para outra maquina que é o verdadeiro servidor, por isso é recuperavel. Mas dentro dessa partição ainda havia o directorio install que é bastante importante que não foi copiado para o servidor juntamente com o resto. Felizmente encontrei um ficheiro install.tar.gz que é um backup deste directorio mas ainda não sei se a versão é muito antiga...
Dentro do directorio backup que milagrosamente restou tenho um ficheiro etc.tar que é o backup de um directorio etc, mas não sei de que sistema infelizmente...
De resto, os directorios que restaram parecem estar intactos. Como principais perdas tenho o etc, bin e lib. No home ainda tinha alguns ficheiros relativamente importantes mas não me parece que haja algo a fazer quanto a isso. Quanto ao bin e etc, espero recuperar o etc com aquele tar e o bin parece-me que só tem comandos muito comuns por isso posso copia-los de outra instalação.

Gostava de ver se alguem tem sugestões melhores sobre como recuperar os ficheiros, eu depois de fazer esse rm desliguei o pc e não fiz mais nenhuma alteração ao filesystem, apenas umas leituras para ver o que se perdeu... Há algum sistema que peque por exemplo em todos os inodes que foram apagados num espaço de tempo e retire a flag de deleted?
Só mais uma info, uso ext3

Agradeço alguma ajuda :)
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Oct 25, 2004 12:53 pm    Post subject: Reply with quote

A unica solução que posso dare, é tu sacares o stage 2 por exemplo descompactares. Configuras o make.conf e depois fazeres um emerge -e world . Não estou a ver outra solução...


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Oct 25, 2004 2:15 pm    Post subject: Reply with quote

Já estou a terminar a recuperação, no meio de tanto azar até tive muita sorte.

Salvou-se o /usr e /var que é onde estão os ficheiros mais importantes, o /bin e /lib fui buscar a outro pc em que tenho instalado gentoo e a mesma coisa para o /etc, onde tive que editar alguns ficheiros.

Ainda não está perfeito, mas o fluxbox e xfree já funcionam. Agora o gnome e gdm estão passados, aparecem mensagens de erro sem nada escrito no gdm e no gnome aparecem os menus sem icons e sem texto :lol:

Tudo quanto é grafico está a dar warnings no gtk, mas tirando isso funciona.
Como onde estou a net é um recurso escasso vou ver se dá pra resolver os problemas fazendo emerge manualmente do que estiver a dar problemas, a começar pelo gnome, gdm e gtk.

Foi um valente susto, por pouco o trabalho de meses n desaparecia.. Acho que vou passar a usar o * do lado esquerdo do teclado :oops:
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Mon Oct 25, 2004 8:10 pm    Post subject: Reply with quote

Code:
alias rm='echo "crazy man"'


lol

acontece aos melhores, não te preocupes eu já perdi os meus dados todos de uma página que fiz, porque simplesmente me esqueci de meter cp -r /site e fiz mv ...

resumindo moveu-me a directoria mas nao os ficheiros lol lol
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
felco_
n00b
n00b


Joined: 14 Oct 2004
Posts: 5

PostPosted: Fri Oct 29, 2004 3:17 pm    Post subject: Reply with quote

NAO GRAVE MAIS NADA NO HD!!! STOP!!! 8O
existe um software chamado Stellar Ext que recupera dados apagados!!!! porem se vc reescrever sobre o "novo espaco" onde estavao os arquivos voce os perde.

www.stellarinfo.com

e boa sorte! :lol:

felco
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 29, 2004 3:21 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado pela, vou meter isso nos bookmarks.

Já tive o problema faz hoje uma semana e recuperei o sistema na 2ª por isso ando ha uma semana a ecrever por cima do que se perdeu. Felizmente os dados realmente importantes não foram apagados ou foram recuperados a partir de backups. ;)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum