Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Dúvida sobre multiusuários
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Tue Oct 26, 2004 4:02 pm    Post subject: Dúvida sobre multiusuários Reply with quote

Olá pessoal, eu estou com problemas em achar um termo correto pra buscar isso pelo google então vou perguntar mesmo.

Ok, posso ter minha sessão com meu usuário, fazer ações como usuário root, mas tem como eu logar com a senha de um segundo usuário sem ser usando um "terminal real"?

O problema é que usualmente fico com muita coisa aberta e às vezes meu irmão quer usar o computador pra ver alguma coisa na internet e não gosto muito de compartilhar minhas opções, cookies e tudo mais com as dele(por isso tinha criado uma conta pra ele), ter que fechar tudo não é muito agradável, então.. tem como eu abrir um simulador de terminal.. entrar com a senha dele e abrir o navegador pra ele? Jpa percebi que "login" não dá muito certo, os simuladores de terminal acabam fechando quando tento ou dando aviso de erro:
Code:
12:56:38 matheus@emulacao:~ 2,3Mb -> $ login
FATAL: cannot change permissions of TTY: Operação não permitida


Qualquer dica é bem vinda ;)


Ahh, aproveitando o embalo vou perguntar algo semelhante que estou pensando em fazer + pra frente... é sobre um patch que se aplica no kernel... um que foi usado por uma faculdade brasileira pro "four head" ou algo assim(tinha saido nuns lugares, no slashdot por sinal na época) onde dá pra executar sessões diferentes do X com diferentes usuários usando mais de uma placa de vídeo. Queria saber se alguém por aqui já fez isso, e se fica bom... tenho uma omboard junto com minha vga.. um monitor antigo, teclado e mouse sobrando, então estou pensando em fazer mas na dúvida tô perguntando pra ver se alguém já teve experiências com isso, se for fazer tenho que comprar um cabo pro monitor(o cabo dele sumiu) e um adaptador pra entrada do teclado então não dá somente pra tentar teria que me programar pra isso :(
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Oct 27, 2004 2:27 am    Post subject: Reply with quote

Você tem algumas alternativas. Por exemplo, você pode criar uma nova seção "aninhada" do X pelo Xnest. O GDM, se não me engano, até coloca um menu pra isso no Gnome (pelo menos no Debian). Outra alternativa é fazer "su - <usuário>" num terminal e executar os programas desse terminal.

Quanto ao four head, nunca testei.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Wed Oct 27, 2004 3:02 am    Post subject: Reply with quote

Hum... duas seções eu cheguei a fazer com o gdm mas fazia tanto tempo que não lembrava mais :roll:

Porém o "su usuário" caiu como uma luva, era exatamente o que estava precisando, sequer imaginei que o su fazia isso também, muito obrigado ;)
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 27, 2004 12:27 pm    Post subject: Reply with quote

Por falar nisso de correr o browser dentro de uma sessão com su -user
Tenho notado algo estranho, se tenho o firefox a correr e depois abro um terminal onde faço esse su e executo o firefox a partir desse utilizador, é aberta uma nova janela, mas com o perfil da janela que está aberta, incluindo cookies, preferencias, etc. Mas se faço exactamente o mesmo sem ter o firefox a correr antes ele é iniciado com as preferencias do 2º utilizador.

Estranho, não?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Oct 27, 2004 10:08 pm    Post subject: Reply with quote

De certo o Firefox se conecta à primeira instância do Firefox quando é aberto, puxando o profile já existente. É por isso que existem vários processos do Firefox mesmo quando só uma janela está aberta, um fica como espécie de "servidor", com o qual as próximas instâncias se comunicam. Mas é uma coisa que nem sempre é desejável, como nesse caso.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 28, 2004 12:11 pm    Post subject: Reply with quote

Nada como ver o man não é?


--no-xshm Don't use X shared memory extension

É só fazer
Code:
firefox --no-xshm
e já não tem esse comportamento :)
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Fri Nov 26, 2004 9:46 pm    Post subject: Reply with quote

Estou dando uma de coveiro mas só pra adicionar um lance interessante que descobri hoje :)

Assim como temos terminais em control+alt+F1..2..3..4..5..6 temos além do servidor gráfico que fica em control+alt+F7 a possibilidade de iniciar outros servidores em f8..9(acho que vai até o f12, nem vou testar mas deve ser :P )

Então se você quer jogar um Enemy-Territory(talvez um mmorpg fosse um exemplo melhor, A Tale in the Desert então :D) ou qualquer outro jogo que te "force" a ficar "dentro" dele(mesmo quando se joga em janela tem que fazer mutreta com o WM pra rancar o cursor de dentro dele) e não estiver disposto a ir pra um terminal mas sim poder manipular teus "apps" normais nada melhor do que rodar o jogo em uma nova "screen" chamando:
startx -- :1 (para a segunda tela)
startx -- :2
.... etc

Combinado com o "su usuario" fica melhor ainda, podendo ter uma tela pra um user e outra pro outro :D, assim um segundo user pode carregar todo seu "enviroment" sem que o usuário inicial tenha que se preocupar em fechar seus apps e tudo mais :)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum