View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
verde n00b
|
Posted: Thu Nov 11, 2004 10:02 am Post subject: Problema: Rato PS/2 Not Working |
|
|
Eu tenho o gentoo-2.6.9-r1 e o meu rato optico PS/2 (Samsung) não funciona.
Já recompilei o kernel e o suporte para ratos PS/2 esta activado.
Quando instalei o gentoo a partir do livecd ,o rato, estava a darm, mas a partir da instalaçao
deixou de dar (durante a instalação compilei o kernel com o genkernel, e como já referi, voltei
a recompila-lo, manualmente, mais tarde e continua a nao dar).
Se alguém me poder ajudar com mais um problema com o meu gentoo era mto fixe.
OBRIGADO.
Thanks. |
|
Back to top |
|
|
bozoh n00b
|
Posted: Mon Nov 15, 2004 4:11 pm Post subject: X |
|
|
já tentou configurar o servidor X ?! (X.org ou XFree) |
|
Back to top |
|
|
pilla Bodhisattva
|
Posted: Tue Nov 16, 2004 12:01 am Post subject: |
|
|
Ou instalou o pacote gpm? Se ele estava usando o LiveCD, acho que ele nao estava falando de mouse no X. _________________ "I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin |
|
Back to top |
|
|
verde n00b
|
Posted: Wed Nov 17, 2004 12:20 pm Post subject: |
|
|
Quando estava a fazer a instalaçao do gentoo, a partir do LiveCD, o rato estava a funcionar.
Ao fim de fazer o reboot, no final da instalaçao, o rato nunca mais deu.
O problema nao está em ele dar ou nao no X (é claro que é isso que eu quero,
ja agora estou a utilizar o Xorg e tenho o rato configurado para dar), mas o maior problema e que ele nao da em parte nenhuma...
Quando faço #cat /dev/psaux ou #cat /dev/mouse (agora nao tenho a certeza se é /dev/psaux ou /etc/psaux) nao aprarece NADA.
Já recompilei o kernel e tenho o suporte para ps2 activado, nao sei se é necessária mais alguma opção activada no kernel ou se e necessário
instalar mais qualquer coisa.
Obrigado.... |
|
Back to top |
|
|
Hal[PT] n00b
|
Posted: Fri Dec 10, 2004 7:15 pm Post subject: |
|
|
Pois... eu agora tou com o mesmo problema. Não pegava no pc há algum tempo já e quando ontem peguei o rato não funcionava.
Hoje com mais atenção conferi o setup do meu kernel... ps/2 enabled e mesmo no dmesg ele parece reconhecer o rato ao ponto de dar o tipo certo de rato no meio das mensagens (dmesg | grep mice).
No entanto o rato não funciona nem na consola (gpm) nem no X. Fui ver se tinha saltado para outro device, mas um cat (ou um oc) a qualquer que seja o device candidato (mice, mouse0, mouse1, ... psaux, ...) ou não dá nada (mesmo movendo furiosamente o rato) ou dá que o device não existe.
verde, já passou quase 1 mês desde esse post... sempre conseguiste resolver o problema? É que esta thread foi tipo das primeiras referências que têm a ver que eu encontrei ao menos já serve para saber que não sou o único. |
|
Back to top |
|
|
fernandotcl Veteran
Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Fri Dec 10, 2004 9:30 pm Post subject: |
|
|
Você compilou o link psaux no kernel? O psaux é um dispositivo de legado, e que é ligado à /dev/mice, que por sua vez é um aglomerado de todos os mouses ligados, /dev/mouseX. Tenta fazer um cat no /dev/input/mouse0 ou /dev/input/mice. _________________ RTFM! |
|
Back to top |
|
|
verde n00b
|
Posted: Tue Dec 14, 2004 2:24 pm Post subject: |
|
|
Tecnicamente o problema ficou resolvido quando comprei um rato USB,
no entanto o no que diz respeito ao rato ps2 continuei com o mesmo problema.
Nem eu nem os meus colegas conseguimos resolver o problema.
Obrigado pelos que tentaram ajudar
|
|
Back to top |
|
|
GothicKnight Tux's lil' helper
Joined: 02 Aug 2004 Posts: 123 Location: Santa Maria da Feira/Portugal
|
Posted: Wed Dec 22, 2004 1:12 am Post subject: |
|
|
Tenta criar um gerador de eventos para o rato metendo a seguinte opção no kernel
Device Drivers-->Input Device Suport-->Event Interface [*]
Eu tive um problema parecido com o meu touchpad... ele é PS/2, não sei se pode ajudar mas tentar não custa nada. _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
|