Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Bootsplash desaparece no INIT3 e defeitos gráficos RESOLVIDO
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
GothicKnight
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Aug 2004
Posts: 123
Location: Santa Maria da Feira/Portugal

PostPosted: Thu Dec 16, 2004 12:59 pm    Post subject: Bootsplash desaparece no INIT3 e defeitos gráficos RESOLVID Reply with quote

À uns dias tive a instalar um bootsplash com barra de progresso seguindo um HOWTO. Até aqui tudo bem... foi bastante facil. Ao inicio aparece tudo bem a barra o texto não aparece, o problema é que ao chegar ao INIT 3 (default runlevel) começa a aparecer texto distorcendo as cores sobrepondo-se à imagem.
Outro problema é que mesmo pondo o slpash no rc (runlevel 3) as outras consolas não ficam com imagem de fundo.

E já agora que estou a escrever... aparecem-me pequenos pixeis a preto (não são pixeis queimados) de forma algo aleatoria formando por vezes colunas. Parecem acentuar-se quando utilizo a splash a 24bits de profundidade de cor mas mesmo no Xorg (1400x1050-24@60) aparecem-me sendo mais notaveis quando estou a ver algum filme. Eu já vi a placa a funcionar (1x) por "milagre" sem estes erros, mas não sei a razão para tal. Estou a usar radeonfb, DRI e agpgart tudo compilado no kernel.

Nota: Isto acontece-me à muito tempo e com varias versões do Xorg e acontecia-me o mesmo com os drivers da ATI (que não funcionam na mobility M10)
_________________
Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas.


Last edited by GothicKnight on Wed Jan 19, 2005 4:07 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Thu Dec 16, 2004 5:51 pm    Post subject: Reply with quote

já não se usa bootsplash agora é o splashfb...
Code:

rc-update add bootsplash default

/etc/init.d/bootsplash start


caso tenhas o splash:

Code:
rc-update add splash default

/etc/init.d/splash start

_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Dec 16, 2004 7:07 pm    Post subject: Reply with quote

Parece que existia uma maneira de botar o FB em todos os consoles, acho que alterando o rc.conf. Talvez fazendo o que o Mythos disse ajude. Existem algumas dezenas de tutoriais sobre o bootsplash, splashfb, gensplash ou sei lá qual é o nome que resolveram dar para o programa agora.

O problema do Xorg talvez possa ser solucionado usando um driver que não fica em cima do framebuffer, acho que svga serve?
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Straydog
n00b
n00b


Joined: 14 Dec 2004
Posts: 19
Location: Lisbon - Portugal - EU

PostPosted: Thu Dec 16, 2004 11:18 pm    Post subject: Reply with quote

Oi gente!

Dêm uma olhadela em http://gentoo-wiki.com/HOWTO_fbsplash

Quote:

Estou a usar radeonfb


Não sou grande entendido na questão de framebuffers, mas pelo que tenho visto a malta normalmente costuma recomendar usar mesmo vesafb normal ou vesafb-tng. Eu com o tng não conseguia usar gensplash a 1280x1024 ainda não percebi porquê, mas a 1024x768 funcionava às mil maravilhas. Mudei para vesafb normal e funciona a 1280x1024 sem qualquer tipo de questões.

Cheers!
_________________
They both savoured the strange warm glow of being much more ignorant than ordinary people, who where only ignorant of ordinary things. (Terry Pratchett, Equal Rites)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri Dec 17, 2004 1:20 am    Post subject: Reply with quote

Straydog wrote:
Quote:
Estou a usar radeonfb

Não sou grande entendido na questão de framebuffers, mas pelo que tenho visto a malta normalmente costuma recomendar usar mesmo vesafb normal ou vesafb-tng.

radeonfb é o driver do X, não de framebuffer.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Fri Dec 17, 2004 12:38 pm    Post subject: Reply with quote

claro que te dá barracada, radeonfb não podes meter, tem que ser o vesafb

──
Code:
────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────┐ │
  │ │                                              [*] Support for frame buffer devices   

 <*>   VESA VGA graphics support                                                                     │ │
  │ │                                                      VESA driver type (vesafb)  --->   


  [*]   Video mode selection support                                                         │ │
  │ │                                                       <*> Framebuffer Console support     


   [*] Support for the framebuffer splash   

Isto para amd64, mas x86 é bastante parecido, eu até tinha um how to disto, mas não sei onde o meti se tiveres mais problemas avisa
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
Straydog
n00b
n00b


Joined: 14 Dec 2004
Posts: 19
Location: Lisbon - Portugal - EU

PostPosted: Fri Dec 17, 2004 6:28 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:

radeonfb é o driver do X, não de framebuffer.


head /usr/src/linux/drivers/video/radeonfb.c

Quote:

framebuffer driver for ATI Radeon chipset video boards


Cheers!
_________________
They both savoured the strange warm glow of being much more ignorant than ordinary people, who where only ignorant of ordinary things. (Terry Pratchett, Equal Rites)
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Fri Dec 17, 2004 6:34 pm    Post subject: Reply with quote

Straydog wrote:
fernandotcl wrote:

radeonfb é o driver do X, não de framebuffer.


head /usr/src/linux/drivers/video/radeonfb.c

Quote:

framebuffer driver for ATI Radeon chipset video boards


Cheers!


Epá mas será que não lês bem os post's se querems meter o boot ou o splash a funcionar, tens que usar o vesafb !!! e nao o radeonfb !!!
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
Straydog
n00b
n00b


Joined: 14 Dec 2004
Posts: 19
Location: Lisbon - Portugal - EU

PostPosted: Fri Dec 17, 2004 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

Mythos wrote:

Epá mas será que não lês bem os post's se querems meter o boot ou o splash a funcionar, tens que usar o vesafb !!! e nao o radeonfb !!!


Nem nenhum de nós disse que sim, apenas esclareci o fernandoctl que radeonfb é efectivamente para framebuffer e não a driver X como ele disse.

Pessoalmente para framebuffer uso a vesafb regular ;)

E como eu já tinha dito alguns posts acima...

Quote:

Não sou grande entendido na questão de framebuffers, mas pelo que tenho visto a malta normalmente costuma recomendar usar mesmo vesafb normal ou vesafb-tng.


Plenamente de acordo contigo.
_________________
They both savoured the strange warm glow of being much more ignorant than ordinary people, who where only ignorant of ordinary things. (Terry Pratchett, Equal Rites)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri Dec 17, 2004 7:45 pm    Post subject: Reply with quote

Oops...
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
malloc
l33t
l33t


Joined: 19 Sep 2003
Posts: 762

PostPosted: Sat Dec 18, 2004 7:11 pm    Post subject: Reply with quote

Straydog wrote:
Mythos wrote:

Epá mas será que não lês bem os post's se querems meter o boot ou o splash a funcionar, tens que usar o vesafb !!! e nao o radeonfb !!!


Nem nenhum de nós disse que sim, apenas esclareci o fernandoctl que radeonfb é efectivamente para framebuffer e não a driver X como ele disse.

Pessoalmente para framebuffer uso a vesafb regular ;)

E como eu já tinha dito alguns posts acima...

Quote:

Não sou grande entendido na questão de framebuffers, mas pelo que tenho visto a malta normalmente costuma recomendar usar mesmo vesafb normal ou vesafb-tng.


Plenamente de acordo contigo.

Tão os dois correctos.
O radeonfb é um substituto do vesafb, e tb serve como driver do X, tal como por exemplo o vesa e o directfb.
_________________
--> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <--
Back to top
View user's profile Send private message
GothicKnight
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Aug 2004
Posts: 123
Location: Santa Maria da Feira/Portugal

PostPosted: Mon Dec 20, 2004 12:10 am    Post subject: 1ª Parte ja funciona Reply with quote

Desde já peço desculpas pela minha falta de comparência mas foi impossivel cá vir...

Já consegui por a imagem de fundo em várias consolas, a resolução passou em vez de colocar no rc default para ser arrancado fi-lo "manualmente" no /etc/conf.d/local.start e para já tudo funciona. É de notar que o splash não fica em memoria por razões que desconheço.
A discução do vesafb e do radeonfb é uma confusão possivelmente originada pela razão que em muitos posts aconcelham o uso de vesafb-tng pelo simples facto de arrancar com o kernel e não posteriormente para que não apareçam certos caracteres antes do splash.
E a resolução dos pixeis que me aparecem também não passa por ai, pois já experimentei várias combinações desde vesafb a vesafb-tng e radeonfb e obtenho sempre o mesmo resultado.

Para já estou a usar o splash em modo verbose e assim não tenho qualquer problema. Eu penso que seja uma flag qualquer que seja activada no INIT3 pois acontece-me o mesmo quando falha-me o arranque de qualquer programa.
Gostaria era mesmo de saber como resolver o problema dos pixeis.
_________________
Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas.
Back to top
View user's profile Send private message
GothicKnight
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Aug 2004
Posts: 123
Location: Santa Maria da Feira/Portugal

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 4:06 pm    Post subject: Reply with quote

O caso da imagem ficar com as cores distorcidas é devido ao driver radeonfb, usei o vesafb e tudo funcionou às mil maravilhas.
O caso dos pixeis estranhos era devido à falta de defenir o refresh rate.


Obrigado pelos comentários. :evil:
_________________
Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum