View previous topic :: View next topic |
Está disposto a colaborar na compra de um disco para o mirror de Portugal? |
Sim |
|
52% |
[ 11 ] |
Não |
|
23% |
[ 5 ] |
Talvez, depende da quantia |
|
23% |
[ 5 ] |
|
Total Votes : 21 |
|
Author |
Message |
GotTLoS n00b
|
Posted: Thu Jan 30, 2003 3:04 am Post subject: |
|
|
boas..
descubri um grupo de utilizadores de linux com servidor de rsync!!!
nao sei qual e' a largura de banda nem a disponibilidade deles pra criar um rsync de gentoo mas pode-se tentar. ainda nao falei com ninguem de la' deem as vossas opinioes.
pagina http://nux.ipb.pt/
hasta |
|
Back to top |
|
|
lowgitek n00b
|
Posted: Thu Jan 30, 2003 2:21 pm Post subject: |
|
|
Sem dúvida nenhuma o mirror da UEvora era excelente mesmo em termos de velocidade. A minh aopnião é a seguinte tal como o RoadRunner concordo que a ideia de a GLUA ficar com a posse do disco é mau na minha opnião o primeiro passo era criarmos uma entidade com fins não comerciais e com estatutos próprios. Acho que para isso pdoeriamos pedir alguma ajuda aos fulanos da Ansol para sabermos como poderiamos fazer isso.
Sim parece um pouco de burocracia a mais mas se queremos fazer algo bem feito o melhor mesmo e começar-se por construir base sólidas para a mesma. Com uma instituições dessas para alem de termos mais crédito perante a todas as entidades responsáveis garantíamos que o uso a todo o material doado e que fosse de interesse para essa futura associação fosse usada com o fim único para bem do grupo de utilizadores do Gentoo.
Em realação a escolha de onde poderá ficar o disco ou qual o tamanho adequado penso que se o numero de pessoas continuar poderíamos facilmente comprar um disco de 80GB. De notar que todos os discos agora já só tem 1 ano de garantia excepto os Samsung. A minha escolha por eleita seria mesmo a UEvora que já tem provas dadas e tem se mostrado a altura para as coisas no entanto com as resalvas já postas. Esta é a minha posição actual sobre esta materia e aquela que acredito pessoalmente, claro que estou aberto a qualquer alternativa melhor apresentada.
Proponho desde ja a criação de um outro Poll a seguir para perguntar se existe ou não interesse de se criar uma associação sem fins lucrativos para o Gentoo e o seu desenvolvimento. Pelo menos uma entidade que daria a cara por iniciativas dessas e não só.
Um abraço,
Elton Machado |
|
Back to top |
|
|
lowgitek n00b
|
Posted: Thu Jan 30, 2003 2:23 pm Post subject: |
|
|
GotTLoS wrote: | boas..
descubri um grupo de utilizadores de linux com servidor de rsync!!!
nao sei qual e' a largura de banda nem a disponibilidade deles pra criar um rsync de gentoo mas pode-se tentar. ainda nao falei com ninguem de la' deem as vossas opinioes.
pagina http://nux.ipb.pt/
hasta |
Fui experimentar abrir o url e pelo tempo que demorou já me deixou duvidoso em relação a banda dispoível/manutenção esperada. |
|
Back to top |
|
|
sluggard n00b
|
Posted: Thu Jan 30, 2003 3:06 pm Post subject: Mirror CO.IT.PT |
|
|
Olá. Para quem não está a par, o mirror ftp.co.it.pt continua operacional à excepção de um pequeno pormenor: espaço em disco! A partição reservada à gentoo é de apenas 10GB e portanto insuficiente para conter as novas distfiles que vão chegando ao ibiblio.org. Como disse num post no gildot, estou certo que o novo admin do CO.IT.PT seria cooperante na colocação de um novo disco nessa máquina... |
|
Back to top |
|
|
sena n00b
|
Posted: Thu Jan 30, 2003 3:11 pm Post subject: Money e Largura de banda |
|
|
Boas...
É só para dizer que, se isto for para a frente, também posso entrar com 10.
Quanto a contactos, conheço o pessoal do CIIST no polo do TagusPark do IST, mas é muito improvável (leia-se impossível) ter lá um mirror de qualquer coisa (estamos à rasca de largura de banda)...
Por isso, se alguém conseguir arranjar noutro sitio, era muito bom (nem que sejam só as distfiles, que o rsync não consome muito)...
Cumps, Joao Ribeiro _________________ sena@smux.net, http://smux.net/ |
|
Back to top |
|
|
sluggard n00b
|
Posted: Thu Jan 30, 2003 3:16 pm Post subject: GNUNET - P2P |
|
|
Uma outra solução para a falta de mirrors seria fazer uma pequena app P2P (integrada no fetch do emerge) ou usando as existentes , como por exemplo a http://www.gnu.org/software/GNUnet/ para partilhar as distfiles... |
|
Back to top |
|
|
davidsb Tux's lil' helper
|
Posted: Fri Jan 31, 2003 2:38 pm Post subject: |
|
|
Acho a solução do p2p de distfiles excelente!
Podia-se criar um hub ou qq coisa assim, soh para troca de disfiles de gentoo.
Que dizem? |
|
Back to top |
|
|
PT_LAmb Guru
Joined: 22 Apr 2002 Posts: 332 Location: Lisboa (Lisbon), Portugal
|
Posted: Fri Jan 31, 2003 4:25 pm Post subject: |
|
|
davidsb wrote: | Podia-se criar um hub ou qq coisa assim, soh para troca de disfiles de gentoo. |
Alinho...
Inclusivé levo a ideia um pouco mais à frente. Ter um hub para clientes da netcabo, e um para todos. Atenção não estou propondo que se isolem os clientes netcabo dos restantes. Mas sim, que possa haver a possibilidade de escolher entre não pagar tráfego, e pagar tráfego nacional.
Eu ligar-me-ei aos dois, desde que o GNUnet funcione em consola.
Deixo a ideia à discussão.
Ricardo Cordeiro _________________ SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ |
|
Back to top |
|
|
RoadRunner Bodhisattva
|
Posted: Fri Jan 31, 2003 8:28 pm Post subject: |
|
|
concordo com o p2p. Aliás, nós cá em Coimbra por vezes já partilhávamos as distfiles por http entre o pessoal conhecido. Não partilhavamos entre todos por causa do nosso mísero upload.
Agora a derradeira questão, com tanta oferta de mirros nos ultimos tempos, ainda há interesse na compra de um disco? |
|
Back to top |
|
|
davidsb Tux's lil' helper
|
Posted: Sat Feb 01, 2003 1:01 pm Post subject: |
|
|
Acho que sim, a oferta de mirrors não foi só em termos de máquinas/largura de banda?
Ou houve alguem a oferecer-se para fazer mirror sem pedir disco-rigido? |
|
Back to top |
|
|
PT_LAmb Guru
|
Posted: Sat Feb 01, 2003 3:32 pm Post subject: |
|
|
Pelo que percebi do post do Humpback, apenas o mirror co.it.pt, é que não tem disco suficiente. No entanto já existem 3 mirrors operacionais, dos quais 1 tem uma velocidade muito baixa (é o caso do http://gentoo.felisberto.net).
Ricardo Cordeiro _________________ SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Last edited by PT_LAmb on Tue Feb 04, 2003 12:05 am; edited 1 time in total |
|
Back to top |
|
|
X73 n00b
|
Posted: Sun Feb 02, 2003 7:23 pm Post subject: |
|
|
Se temos varios mirrors a *disposição* podiamos, usa-los...
co.it.pt era lentinho mas dava...
uevora era perfeito assim como um mirror rsync lá...
vou dar uma palavrinha a uns amigos que trabalham na Telepac... ou mesmo até na Netcabo (já estou a espera de um não dos superiores, eles querem é que o pessoal fique apertado por causa dos limites... para haver mais para eles ... enfim.. este pais...... )
mas nada como tentar _________________ $ emerge -p freedom
These are the packages that I would merge, in order.
Calculating dependencies ...done!
[ebuild N ] life-essencial/blood-1.0
[ebuild N ] world-shared/space-0.90_rc1 |
|
Back to top |
|
|
PT_LAmb Guru
|
|
Back to top |
|
|
meetra Tux's lil' helper
|
Posted: Mon Feb 03, 2003 2:44 pm Post subject: |
|
|
eu mandei um email ah mantainer do ftp da FEUP e aki teem a resposta:
Quote: | Bom dia
O problema e que 27G nao temos disponivel nem na FEUP nem na UP.
neste momento nao temos capacidade para mirrors com este tamanho.
cumprimentos
Joao Carvalho
|
não vale apena comentar |
|
Back to top |
|
|
Satao n00b
|
Posted: Mon Feb 03, 2003 7:57 pm Post subject: |
|
|
Apenas mais lenha para a fogueira... compram o disco que fica ao cuidado de alguma instituição. E se o disco pifar? Tem a comunidade que comprar outro?
Para servidores com algum tráfego, e muitos utilizadores a buscar vários ficheiros diferentes, acho que um disco IDE não se aguenta. Sendo SCSI, os preços disparam :\
Seja como for, estou a ver a possibilidade de ter um mirror com rsync. |
|
Back to top |
|
|
darktux Veteran
Joined: 16 Nov 2002 Posts: 1086 Location: Coimbra, Portugal
|
Posted: Mon Feb 03, 2003 8:41 pm Post subject: |
|
|
Satao wrote: | Apenas mais lenha para a fogueira... compram o disco que fica ao cuidado de alguma instituição. E se o disco pifar? Tem a comunidade que comprar outro?
Para servidores com algum tráfego, e muitos utilizadores a buscar vários ficheiros diferentes, acho que um disco IDE não se aguenta. Sendo SCSI, os preços disparam :\
Seja como for, estou a ver a possibilidade de ter um mirror com rsync. |
Os discos IDE com o DMA têm cada vez + uma performance quase equiparável aos SCSI, não vale o investimento. _________________ Lego my ego, and I'll lego your knowledge
www.tuxslare.org - My reborn website |
|
Back to top |
|
|
PT_LAmb Guru
|
Posted: Mon Feb 03, 2003 9:03 pm Post subject: |
|
|
Satao wrote: | Seja como for, estou a ver a possibilidade de ter um mirror com rsync. |
Se quiseres os meus scripts de actualização modificados, é só avisares.
Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro _________________ SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ |
|
Back to top |
|
|
|