View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
xef Guru
|
Posted: Fri May 20, 2005 9:46 am Post subject: Placa Wireless sem suporte para WPA e rede WPA do EU |
|
|
Boas
Activaram agora a rede wireless do ipp no meu departamento e surgiu um problema.
Comecei por tentar seguir as instruções em windows e quando chegou o ponto em que tinha de escolher a rede como WPA, não tinha esta opção... Tentei fazer update aos drivers e vi que esta versão da placa não suporta WPA, por isso já sei que vai ser impossivel utiliza-la em windows.
De qualquer modo, o meu objectivo é mesmo utiliza-la em linux e correr o windows em máquina virtual (normalmente é assim que o uso).
A minha duvida é se esta placa vai funcionar, quando a placa não tem suporte para WPA esse suporte é feito por software ou simplesmente não é feito?
A placa é uma Linksys WPC11 das antigas, com chip prism2.
Agradeço desde já qualquer informação |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Fri May 20, 2005 11:54 am Post subject: |
|
|
Também ando com umas duvidas com a rede e-U da minha faculdade.
Sei que com o xsupplicant posso usar o protocolo deles MS-CHAPv2, mas ainda não me consegui conectar com sucesso ;( _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux |
|
Back to top |
|
|
rukinhas n00b
|
Posted: Wed May 25, 2005 12:52 am Post subject: |
|
|
quando conseguires partilha, que eu ja ando a tentar a dois meses, já segui 15000000 tutoriais e nada |
|
Back to top |
|
|
GothicKnight Tux's lil' helper
Joined: 02 Aug 2004 Posts: 123 Location: Santa Maria da Feira/Portugal
|
Posted: Wed May 25, 2005 9:50 am Post subject: |
|
|
Boa sorte... neste forum já pus uns quantos pedidos de ajuda sem sucesso, já li também mil e uma razões para aquilo não funcionar. Mas sei quem tenha a funcionar mas o tempo dessa pessoa é demasiado precioso e basicamente está-se a cagar para os problemas da comunidade linux aqui no instituto ( basicamente eu ).
O que aprendi até agora é que existe algum problema na autenticação PEAP MS-CHAPv2 porque supostamente deveria funcionar como uma porta no AP. Após a autenticação eu deveria conseguir "ver" pelo menos os broadcasts da rede e nem isso consigo daí que também não consigo efectuar o ultimo passo que seria a obtenção de IP por DHCP.
As razões vão desde bloqueios de clientes não-m$ a problemas com o protocolo, certificado (supostamente aqui não pedem, mas para os PDA's é preciso logo arranjei o dos PDA e transformei-o para PEM).
Agradecia imenso que qualquer coisa que possam descubrir que o digam aqui no forum pois vejo que é um problema geral que toca a todos. Eu vou tentar falar com a pessoa em questão para ver se ponho isto a funcionar o mais rápido possivel (já estou à 4 meses à espera) e depois ponho aqui a informação. _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Wed May 25, 2005 12:52 pm Post subject: |
|
|
Segunda feira, vejo isso na minha faculdade, tentarei falar com o Adm. de Redes para saber algo mais, desde certificados, etc, etc, pode ser que ajude.
Se não existir solução, acho que deviamos todos fazer um granda xinfrim à FCCN ... acho que são eles que gerem a e-U. E existe um artigo qualquer na nossa constituição, que diz que um dos nossos direitos é termos liberdade de escolha e de expressão.
Ora se somos obrigados a usar uma treta que não dá para todos, então existem claros atropelos à constituição ...
Mai nada... _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux |
|
Back to top |
|
|
|
Posted: Wed May 25, 2005 7:43 pm Post subject: |
|
|
O pior é que já mandei um email à FCCN com o meu script de inicialização e até hoje... silêncio _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
jmbsvicetto Moderator
Joined: 27 Apr 2005 Posts: 4735 Location: Angra do Heroísmo (PT)
|
Posted: Thu May 26, 2005 12:02 am Post subject: |
|
|
Boas.
Vou copiar para aqui um resumo de vários posts num forum de amigos http://mega.ist.utl.pt/~havo/forum/ que espero vos possa ajudar. A experiência deles baseia-se na rede do IST e em vários how-tos e foruns. Um dos mais interessantes é http://soe.ddi.pt/viewtopic.php?t=1951
Gandalf wrote: | Bem...estive a fazer umas experiências e já consegui ligar por 2 vezes à vpn do IST. Ou seja, consegui a primeira vez, fiz reboot e voltei a conseguir. (aliás estou a escrever este post ligado em wifi debaixo de linux)
Então cá vai a contribuição que posso dar:
minha versão de kernel:
Code: |
ulmo aragorn # uname -a
Linux ulmo 2.6.9-gentoo-r6 #2 Fri Nov 26 18:49:18 WET 2004 i686 Intel(R) Pentium(R) M processor 1.50GHz GenuineIntel GNU/Linux
|
minha versão de ppp:
Quote: |
* net-dialup/ppp
Latest version available: 2.4.2-r9
Latest version installed: 2.4.3
Size of downloaded files: 801 kB
Homepage: http://www.samba.org/ppp
Description: Point-to-point protocol - patched for PPPOE
License: BSD GPL-2
|
minha versão de pptpclient (atenção que é apenas o suporte modo texto):
* net-dialup/pptpclient
Latest version available: 1.3.1
Latest version installed: 1.5.0-r1
Size of downloaded files: 233 kB
Homepage: http://pptpclient.sourceforge.net/
Description: Linux client for PPTP
License: GPL-2
|
saliento, também, que estou a usar o udev e tenho o hotplug e o coldplug instalados (pode não fazer diferença mas também pode ser que faça). Todas as configurações básicas foram feitas de acordo com o howto que o Clansman deixou acima. No ponto onde ele parou eu continuei com a informação aqui presente. |
Clansman wrote: | ok, consegui!
estou neste momento ligado à rede wireless do IST via 802.1X.
o que eu fiz foi:
1. ligar o wpa_supplicant com debugging para o terminal. aquilo é egípcio ou maia ou isso... não se percebe nada!
2. ir ao windows ver quais eram as opções de autenticação e gestão de chave
3. umas adaptações ao /etc/wpa_supplicant.conf
aqui ficam as minhas alterações. O que está comentado (#) é o que estava no tutorial. o resto vcs apanham.
# network e-U
network={
ssid="e-U"
key_mgmt=IEEE8021X
#eap=TLS
eap=PEAP
identity="pjlv@ist.utl.pt"
password="xpto"
ca_cert="/root/ist-cacert.pem"
#phase2="auth=PAP"
phase2="auth=MSCHAPV2"
}
|
logo me resgisto no forum do SOE para dar feedback.
[] |
Clansman wrote: | yoz!
depois de comentar no SOE o meu progresso, reparei que me tinha enganado a copiar. tinha eap=TLS em vez de eap=TTLS (como podem ver pelo post acima, com a linha #eap=TLS
reparei esse bug, retirei as minhas configurações e funcionou de novo.
vejam o progresso da cena com wpa_cli status
# network e-U
network={
ssid="e-U"
key_mgmt=IEEE8021X
eap=TTLS
identity="pjlv@ist.utl.pt"
password="xpto"
ca_cert="/root/ist-cacert.pem"
phase2="auth=PAP"
}
|
e agora o wpa_cli
archon root # wpa_cli status
Selected interface 'eth1'
bssid=00:11:21:6c:76:40
ssid=e-U
pairwise_cipher=NONE
group_cipher=NONE
key_mgmt=IEEE 802.1X (no WPA)
wpa_state=ASSOCIATED
Supplicant PAE state=AUTHENTICATED
suppPortStatus=Authorized
EAP state=SUCCESS
selectedMethod=21 (EAP-TTLS)
EAP TLS cipher=AES256-SHA
EAP-TTLS Phase2 method=PAP
archon root #
|
em gentoo, existe um /etc/init.d/wpa_supplicant que se pode usar, mas depois de configurar a placa com iwconfig eth1 essid "e-U" key open
|
Espero que vos sirva de ajuda e manifesto o meu agradecimento ao Clansman, Covel e Gandalf pelo sua discussão instrutiva.
Peço desculpa pela extensão do post, mas espero que me perdoem pelo seu interesse. |
|
Back to top |
|
|
|
Posted: Thu May 26, 2005 11:30 pm Post subject: |
|
|
Mas a wireless no meu instituto não tem WPA, a chave é aberta. Eu já tentei imensos modos de defenir no iwconfig usando key, enc... Mas sempre com o mesmo resultado. A autenticação corre bem, no servidor de autenticações aparece lá como eu estou devidamente autenticado e que o AP me deveria dar acesso à rede, o que não é o caso _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
iTT n00b
|
Posted: Sun May 29, 2005 11:24 pm Post subject: |
|
|
O meu problema é mais este
Code: | user__ # iwconfig wlan0 essid "e-U" enc open
Error for wireless request
"Set Encode" (8B2A) :
SET failed on device wlan0 ; Invalid argument. |
Não sei o que é isto
Isto para a rede do IST... |
|
Back to top |
|
|
jmbsvicetto Moderator
Joined: 27 Apr 2005 Posts: 4735 Location: Angra do Heroísmo (PT)
|
Posted: Mon May 30, 2005 1:00 am Post subject: |
|
|
Olá.
iTT wrote: | O meu problema é mais este
Code: | user__ # iwconfig wlan0 essid "e-U" enc open
Error for wireless request
"Set Encode" (8B2A) :
SET failed on device wlan0 ; Invalid argument. |
Não sei o que é isto
Isto para a rede do IST... |
Já tentaste
Code: | iwconfig wlan0 essid "e-U" key open |
E tens as últimas versões dos pacotes e tens o wpa_suplicant? |
|
Back to top |
|
|
iTT n00b
|
Posted: Wed Jun 01, 2005 9:49 pm Post subject: |
|
|
O "key open" tem o mesmo problema! |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Fri Jun 03, 2005 1:06 am Post subject: Help já me estou a passar com isto !!! |
|
|
Bom tentei conectar-me à e-U mas sem sucesso aqui vai as conf's em windows(que funcionam):
Devil XP
Code: | Association
SSID: e-U
Network Authentication: WEP
the key is provided automatically
Enable IEEE 802.1x
EAP Type: Protected EAP(PEAP)
Proprities
Select Authentication (EAP-MSCHAP V2)
removi o visto do windows logon name
enable fast reconnect |
assim é como a rede funciona em Devil XP, nao tem certificados etc etc.
Ambiente Linux (não funciona)
prism54
tenho as opções todas da crypt do kernel activadas.
a rede funciona bem em casa sem problemas etc etc.
mas para me ligar à e-u está a ser frustante.
como é que eu me tento ligar:
Code: | #wpa_supplicant.conf
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
ctrl_interface_group=0
eapol_version=1
ap_scan=1
fast_reauth=1
network={
ssid="e-U"
key_mgmt=IEEE8021X
#key_mgmt=WPA-EAP
#eap=TLS
eap=PEAP
identity="aXXXXXXX"
password="XXXXXXX"
#phase1="peaplabel=1"
phase2="auth=MSCHAPV2"
priority=10
} |
tentei também assim:
#wpa_supplicant.conf
network={
ssid="e-U"
key_mgmt=IEEE8021X
eap=PEAP
identity="aXXXXXXX"
password="XXXXXXX"
phase2="auth=MSCHAPV2"
} |
Code: | iwconfig eth2 essid "e-U" enc open (tb tentei key open e key off)
wpa_supplicant -qq -B -w -D prism54 -i eth2 -c /etc/wpa_supplicant.conf
dhcpd eth2
|
Problema não autentica, nem chega a isso quando vou ver o wpa_cli ele esta a ligar se a um AP mas depois passa a outro com o endereço 0000000000 e está semrpe nesse ciclo ...
Calculating dependencies ...done!
[ebuild R ] net-wireless/wpa_supplicant-0.4.1 -debug +gsm +qt +readline +ssl 0 kB |
Portage 2.0.51.19 (default-linux/amd64/2004.3, gcc-3.4.3, glibc-2.3.4.20041102-r1, 2.6.11-gentoo-r9 x86_64)
=================================================================
System uname: 2.6.11-gentoo-r9 x86_64 Mobile AMD Athlon(tm) 64 Processor 3000+
Gentoo Base System version 1.6.12
Python: dev-lang/python-2.3.5 [2.3.5 (#1, May 13 2005, 20:48:23)]
dev-lang/python: 2.3.5
sys-apps/sandbox: [Not Present]
sys-devel/autoconf: 2.13, 2.59-r6
sys-devel/automake: 1.5, 1.8.5-r3, 1.6.3, 1.7.9-r1, 1.4_p6, 1.9.5
sys-devel/binutils: 2.15.92.0.2-r10
sys-devel/libtool: 1.5.16
virtual/os-headers: 2.6.8.1-r4
ACCEPT_KEYWORDS="amd64"
AUTOCLEAN="yes"
CFLAGS="-O3 -march=k8 -pipe"
CHOST="x86_64-pc-linux-gnu"
CONFIG_PROTECT="/etc /usr/kde/2/share/config /usr/kde/3.3/env /usr/kde/3.3/share/config /usr/kde/3.3/shutdown /usr/kde/3.4/env /usr/kde/3.4/share/config /usr/kde/3.4/shutdown /usr/kde/3/share/config /usr/lib/X11/xkb /usr/lib/mozilla/defaults/pref /usr/share/config /usr/share/texmf/dvipdfm/config/ /usr/share/texmf/dvips/config/ /usr/share/texmf/tex/generic/config/ /usr/share/texmf/tex/platex/config/ /usr/share/texmf/xdvi/ /var/qmail/control"
CONFIG_PROTECT_MASK="/etc/gconf /etc/terminfo /etc/env.d"
CXXFLAGS="-O3 -march=k8 -pipe"
DISTDIR="/usr/portage/distfiles"
FEATURES="autoaddcvs autoconfig ccache distlocks sfperms strict"
GENTOO_MIRRORS="http://distfiles.gentoo.org http://distro.ibiblio.org/pub/Linux/distributions/gentoo"
LANG="en_US"
MAKEOPTS="-j2"
PKGDIR="/usr/portage/packages"
PORTAGE_TMPDIR="/var/tmp"
PORTDIR="/usr/portage"
PORTDIR_OVERLAY="/usr/local/portage"
SYNC="rsync://rsync.gentoo.org/gentoo-portage"
USE="amd64 X acpi alsa apache2 berkdb bitmap-fonts cdr crypt cups curl dvdr eds esd fam flac font-server fortran gd gdbm gif gnome gpm gstreamer gtk hal imagemagick imlib java jp2 jpeg junit libwww lzw lzw-tiff mad motif mozilla mp3 multilib mysql ncurses nls ogg opengl oss pam perl png postgres python qt readline sdl slang ssl tcltk tcpd tetex tiff truetype truetype-fonts type1-fonts usb userlocales vorbis xine xml xml2 xmms xorg-x11 xpm xrandr xv zlib userland_GNU kernel_linux elibc_glibc"
Unset: ASFLAGS, CBUILD, CTARGET, LC_ALL, LDFLAGS, LINGUAS |
_________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
|
Back to top |
|
|
xef Guru
|
Posted: Sat Jun 04, 2005 10:21 am Post subject: |
|
|
Bem, parece-me que tenho o problema resolvido mas pela porta do cavalo
O meu departameto tem em paralelo com a e-U a sua propria rede wireless aberta que não tem nenhum desses problemas e essa rede que funcionava muito mal passou a funcionar bem, por a maioria das pessoas ter passado para a e-U. Ainda por cima agora vão aumentar o numero de access points, vai ter uma cobertura ainda maior que a rede e-U
Agora só tenho que fazer isto entrar por defeito nessa rede. |
|
Back to top |
|
|
|
Posted: Tue Jun 14, 2005 7:06 pm Post subject: |
|
|
Pois... mas essa rede não existe em todos os sitios! E estou farto de ser ignorado pela FCCN e pelos "admins". Penso que a melhor maneira era TODOS os lezados mandarem um email, carta, fax (dado que não temos net), para ser resolvido o problema. _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
Mythos l33t
|
Posted: Tue Jun 14, 2005 10:42 pm Post subject: |
|
|
Acho que sim venha a carta para assinar !!! _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
|
Back to top |
|
|
|
Posted: Thu Jun 16, 2005 11:52 am Post subject: |
|
|
Já enviei mais um email para a FCCN... Vamos a ver a resposta que eles me dão! _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
|
Posted: Sat Jul 09, 2005 1:48 pm Post subject: |
|
|
Bem... já passaram vários dias e nenhuma resposta! Acho que estou condenado a não puder usar o gentoo na e-U! _________________ Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas. |
|
Back to top |
|
|
xef Guru
|
Posted: Mon Jul 11, 2005 1:06 pm Post subject: |
|
|
O sistema de autenticação é o mesmo em todo o lado? Aquele sistema em que nem no windows os drivers da placa servem, tem que se instalar umas aplicações por cima... |
|
Back to top |
|
|
|