Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Sobre Gentoo, Linux e BSD
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
kassimorra
n00b
n00b


Joined: 30 May 2005
Posts: 28
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 3:04 pm    Post subject: Sobre Gentoo, Linux e BSD Reply with quote

Tá, eu leio no site e leio em alguns lugares sobre Linux, BSD e Gentoo/BSD.

Minha dúvida é:


O Gentoo agora é uma versão OpenSource do BSD ??




Qual a diferença da estrutura dele agora para as outras distribuições, por exemplo, SlackWare e para o FreeBSD ??





Eu faço essas perguntas pois para mim não está claro o que o Gentoo é hoje em dia.


Valeuz galera, até mais
Back to top
View user's profile Send private message
Ekvr
n00b
n00b


Joined: 20 Sep 2005
Posts: 16

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 3:45 pm    Post subject: Re: Sobre Gentoo, Linux e BSD Reply with quote

kassimorra wrote:
Tá, eu leio no site e leio em alguns lugares sobre Linux, BSD e Gentoo/BSD.

Minha dúvida é:


O Gentoo agora é uma versão OpenSource do BSD ??




Qual a diferença da estrutura dele agora para as outras distribuições, por exemplo, SlackWare e para o FreeBSD ??





Eu faço essas perguntas pois para mim não está claro o que o Gentoo é hoje em dia.


Valeuz galera, até mais


Os BSD's são OpenSource (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, DragonFlyBSD, etc).
O Gentoo é uma metadistribuição, um conjunto de ferramentas para que você instale e mantenha um Sistema Operacional no seu computador, mais freqüentemente com o Kernel do Linux, mas existe também a possibilidade do Gentoo/BSD.

A diferença do Gentoo para grande parte das distribuições Linux é que ele é um conjunto de ferramentas que permite que você customize e gerencie seu sistema operacional através de um sistema de pacotes fonte, que é seu principal atrativo, chamado portage, que foi baseado no ports do FreeBSD.

:D
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 4:10 pm    Post subject: Re: Sobre Gentoo, Linux e BSD Reply with quote

kassimorra wrote:
O Gentoo agora é uma versão OpenSource do BSD ??

Não não =/

Gentoo é um sistema operacional :D

Aí tu tens Gentoo/Linux que é o principal foco do Gentoo. Outros projetos em que o Gentoo roda em outros sistemas também existem... como no caso do kernel do OpenBSD e FreeBSD(tem projeto pra esses dois BSD's se não me engano mas acho que não estão muito "usáveis" ainda), tem o Gentoo/OSX também, tem até o "Gentoo/Windows" mas esse acho que num é projeto oficial, diz a lenda que roda no Windows com o CoLinux.

Devia existir até o Gentoo/Hurd(?) antes do Kernel ter "recomeçado".
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 5:45 pm    Post subject: Re: Sobre Gentoo, Linux e BSD Reply with quote

kassimorra wrote:
Tá, eu leio no site e leio em alguns lugares sobre Linux, BSD e Gentoo/BSD.

Minha dúvida é:


O Gentoo agora é uma versão OpenSource do BSD ??


Não. O Gentoo *Linux* é uma distribuição Linux cujo gerenciamento de pacotes lembra, de alguma maneira, o ports dos *BSDs, aonde você pode rodar algo semelhante a isto:

Code:
cd /usr/ports/ftp/wget && make install distclean


e ele baixa os fontes, compila e instala para você. Ele também é altamente configurável e tal (assim como o Gentoo), etc etc etc.


kassimorra wrote:
Qual a diferença da estrutura dele agora para as outras distribuições, por exemplo, SlackWare e para o FreeBSD ??

Eu faço essas perguntas pois para mim não está claro o que o Gentoo é hoje em dia.


Valeuz galera, até mais


Estrutura como? Do que? Supondo que você esteja falando da estrutura de diretórios dele, a principal diferença entre o Gentoo e o FreeBSD é que em geral o FreeBSD instala tudo que não for da instalação padrão em /usr/local. O sistema de inicialização também é radicalmente diferente do Gentoo. Se você estiver interessado em rodar o gentoo em plataformas "alternativas" dê uma olhada aqui. Pessoalmente amo as duas plataformas, e na inexistência de um, certamente rodaria o outro.
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
kassimorra
n00b
n00b


Joined: 30 May 2005
Posts: 28
Location: São Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Oct 12, 2005 1:01 am    Post subject: Obrigado Reply with quote

Obrigado ae pelas respostas, para mim, ajudou bastante, pois já estava ficando um pouco confuso. Espero que tenha ajudado mais alguém ae que tinha alguma dúvida sobre o assunto.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum