View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
slitz n00b
|
Posted: Tue Nov 15, 2005 5:45 pm Post subject: Crash no kill do X com modulo nvidia |
|
|
Instalei o modulo nvidia no meu laptop, funciona tudo bem, opengl activo
resoluçoes ok, etc
o unico problema e quando tento sair do X, seja por shutdown, reboot ou manual kill, o pc crasha com o ecra preto e preciso de fazer um hardreset.
Alguem tem ideia o k se possa estar a passar?
se utilizar o modulo nv no xorg.conf (com HWaccel desligado obviamente) funciona tudo ok e nao tem problemas nenhums ao sair do X.
Nao tenho nada activo no kernel em termos de framebuffer e a opçao "use 4kb stack sizes" esta Off.
slitz |
|
Back to top |
|
|
MetalGod Bodhisattva
|
Posted: Tue Nov 15, 2005 8:08 pm Post subject: |
|
|
ja tentaste usar versoes diferentes dos drivers nvidia ou tentar um kernel diferente e o xorg.conf ja tentaste mudar as opçoes do AGPGART ? _________________ ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice |
|
Back to top |
|
|
slitz n00b
|
Posted: Tue Nov 15, 2005 10:41 pm Post subject: |
|
|
ja tentei usar outra versao do nvidia-glx e do nvidia-kernel, tanto do portage como instalados manualmente do site da nvidia, ja tentei inclusivé actualizar o xorg e da o mesmo...
quanto ao kernel diferente, realmente ainda nao tentei, tou a usar o 2.6.13 suspend sources mas vou experimentar agr mesmo!
quais sao as opçoes do AGPGART? ja tentei mudar varias coisas no xorg.conf mas provavelmente essas ainda nao pk n sei quais sao
ja agr, percebi a bucado que o pc crasha é quando faz o unload do modulo da nvidia, isto porque experimentei co x a correr:
rmmod nvidia o k obviamente n deu pk disse k estava em utilizaçao mas dps com o --force, removeu e bloqueou mas desta vez nem sequer ficou ecra preto.congelou pura e simplesmente. |
|
Back to top |
|
|
MetalGod Bodhisattva
|
Posted: Tue Nov 15, 2005 11:39 pm Post subject: |
|
|
le o README da nvidia que explica la as opçoes do AGPGART... Option "NvAGP" "x " x=0,1,2
parece-me ser problema relacionado com o kernel tenta desligar o AGPGART _________________ ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice |
|
Back to top |
|
|
slitz n00b
|
Posted: Wed Nov 16, 2005 12:40 pm Post subject: |
|
|
tive a ler isso e experimentei com a opçao 0 e a opçao 1, acontece sempre o mesmo e tirei o agpgart do modules.autoload como eles dizem mas sempre que reiniciava o modulo agpgart aparecia-me la.. penso k deve ser carregado plo nvidia-kernel...
Vou agr tentar compilar outra versão do kernel e sem o agpgart a ver se resulta.
ha alguma maneira de alterar do x para a console sem desligar o x?
ja agr gostava de ver se isso funciona ou nao pk se funcionar é a certeza de que o problema é ao fazer o unload do module. |
|
Back to top |
|
|
slitz n00b
|
Posted: Thu Nov 17, 2005 1:40 pm Post subject: |
|
|
experimentei ontem compilar um kernel mais recente e o problema continua...
desta vez nao activei o agpgart do kernel de maneira nenhuma mas da exactamente os mesmos sintomas...
ja n sei o k tentar mais.. alguem tem ideia? |
|
Back to top |
|
|
dafaca n00b
|
Posted: Thu Nov 17, 2005 3:50 pm Post subject: |
|
|
Tive um problema parecido com o seu, mas no meu caso os drivers eram Intel 82852.
Depois de uns 2 dias tentando, descobri que este erro não estava sendo causado pelo X ou pelos drivers do X para este placa, mas pelo Kernel. Não tenho os detalhes de como resolvi, mas sugiro você primeiro compilar o kernel com as opções de video mais básicas, ou seja, desative o framebuffer, vesa e qualquer opção de aceleração, também não aconselho a usar o genkernel, use o método tradicional mesmo.
Depois, configure o seu X para o driver correto da sua placa de vídeo, faça um teste e aos poucos vai acrescentando as opções mais avançadas. Se depois de configurar o X ao seu jeito não houver problemas, então volte para o kernel e siga a mesma tática, vai acrescentando aos poucos as opções.
No meu caso, eu descobri que havia um conflito entre as minhas configurações do X e o vesafb-tng do Kernel.
Claro que não sei se é o mesmo problema. Mas, como você está sem idéia, talvez isto te ilumine a encontrar a solução. |
|
Back to top |
|
|
|