View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
falso n00b
|
Posted: Sat Feb 22, 2003 2:54 am Post subject: Teclado e xfree-4.2.99.4 |
|
|
ois, e' assim, fiz emerge ao xfree-4.2.99.4 hoje, e agora estou com um problema, a tecla de maior e menor nao funciona. todo o resto do teclado parece tar a funcionar em condicoes menos essa, sera' que alguem me pode dar uma dica para resolver isto? (e' q sem o menor e o maior nao posso mudar de dungeon no nethack ) _________________ I don't intend to offend, I offend with my intent |
|
Back to top |
|
|
sena n00b
|
Posted: Sat Feb 22, 2003 4:15 am Post subject: Re: Teclado e xfree-4.2.99.4 |
|
|
Argh... Muda o avatar. _________________ sena@smux.net, http://smux.net/ |
|
Back to top |
|
|
gotcha n00b
Joined: 19 Jan 2003 Posts: 5 Location: Évora durante as aulas, Portimão Algarve Fim de semana e Férias =), Portugal
|
Posted: Sat Feb 22, 2003 10:50 pm Post subject: |
|
|
experimenta trocar essas teclas por outras no ficheiro /usr/X11R6/lib/X11/xkb/symbols/pt e vê se o problema se mantêm mesmo com as novas teclas. isto pode ajudar a ver se o problema está no ficheiro dos symbols ou noutro sitio. |
|
Back to top |
|
|
falso n00b
|
Posted: Sat Feb 22, 2003 11:01 pm Post subject: |
|
|
ja me safei, deram me a bela dica de trocar o
Option "XkbModel" "pc101"
para
Option "XkbModel" "pc102"
no XF86Config _________________ I don't intend to offend, I offend with my intent |
|
Back to top |
|
|
source n00b
|
Posted: Sun Feb 23, 2003 4:32 pm Post subject: |
|
|
yeap, também tinha esse problema, e fiz o mesmo aqui à uns tempos. _________________ -- Vasco Moço |
|
Back to top |
|
|
Uranus Guru
|
Posted: Fri Feb 28, 2003 12:17 am Post subject: |
|
|
erm, tou com o mesmo problema! (embora ja fiz downgrade do xfree...), ja mudei pa pc102 e n funcionou!!! (dantes tinha pc105 ou qq coisa assim)... thoughts?
ate agora parece-me k é so a tecla do "maior" e "menor", mas também no keypad, o "." (del) funciona como virgula! |
|
Back to top |
|
|
source n00b
|
Posted: Fri Feb 28, 2003 12:32 am Post subject: |
|
|
Tudo o resto funciona bem?
Sinceramente nao sei do que sera. Tenta mudar para 103 ou 104.
(damn. fiquei sem acentos no mozilla 1.3b ) _________________ -- Vasco Moço |
|
Back to top |
|
|
Uranus Guru
|
Posted: Fri Feb 28, 2003 11:41 am Post subject: |
|
|
ya, tudo o resto funciona... tentei agora mudar pa 103 e 104 e nao da... hmm.. logo ah noite vou fazer upgrade po 4.3.0 (quero ver como eh ) e depois digo qq coisa... talvez o problema se resolva |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Tue Apr 22, 2003 3:49 pm Post subject: |
|
|
Estou com problemas com acentos aqui no meu Gentoo. Fiz o upgrade de XFree86 4.3.0 para 4.3.0-r2 (devido a umas dependencias e isso) e agora n tenho acentos... Eh como se as teclas dos acentos nao existissem.
Em consola funciona perfeitamente, claro, mas no X nao...
Acho isto muito estranho, pois nao mudei nada na configuraçao, apenas fiz um upgrade ao XFree86, e dantes funcionava...
Uma nota, se eu mudar para "nodeadkeys" funciona como devia, ou seja, gera logo os acentos "sozinhos", mas com os varios tipos de deadkeys o acento nao apanha a letra seguinte, eh como se a tecla do acento nao existisse...
Agradeço qualquer ajuda... _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Tue Apr 22, 2003 10:05 pm Post subject: |
|
|
Esqueçam lá, voltei ao XFree86 4.3.0 release 0, se se pode chamar assim. Obrigado de qq forma. _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
RoadRunner Bodhisattva
|
Posted: Tue Apr 22, 2003 11:07 pm Post subject: |
|
|
Na GWN desta semana vem uma mensagem do seemant a dizer que quando se fizer o upgrade para a -r2 se deve fazer o unmerge do xft. Eu fiz isso ontem e ainda não tive probs. |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Tue Apr 22, 2003 11:57 pm Post subject: |
|
|
Hmm, vou experimentar isso ainda hoje. Obrigado pela dica. Talvez fosse por isso que as fontes também ficavam mais carregadas. _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Wed Apr 23, 2003 12:57 pm Post subject: |
|
|
Tenho de experimentar isto noutra altura... Estou com um problema muito chato no meu PC... Quando ele fica muito tempo em tarefas intensivas (Windows ou Linux) crasha ou faz reboot espontâneo...
Primeiro pensei q fosse sobreaquecimento, mas comprei uma ventoinha para a caixa e instalei o programa da MB para medir a temperatura, e os crashes chegam a acontecer a 51ºC.
Depois pensei que fosse da fonte, só tinha 300W, talvez fosse pouco para um P4, pus uma de 350W e ficou na mesma...
Enfim, o próximo passo é trocar a RAM a ver se dá...
Escusado dizer que estava quase no fim da compilação do XFree quando o PC crashou... _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
lmpinto Tux's lil' helper
Joined: 12 Feb 2003 Posts: 94 Location: somewhere near a computer and a beer.
|
Posted: Wed Apr 23, 2003 3:35 pm Post subject: |
|
|
Proton wrote: | Estou com problemas com acentos aqui no meu Gentoo. Fiz o upgrade de XFree86 4.3.0 para 4.3.0-r2 (devido a umas dependencias e isso) e agora n tenho acentos... Eh como se as teclas dos acentos nao existissem.
Em consola funciona perfeitamente, claro, mas no X nao... |
Tenho exactamente o mesmo problema que tu - o esquisito é que no Mozilla 1.3 tenho acentos. Vou experimentar a dica do RoadRunner do emerge -C xft. |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Wed Apr 23, 2003 4:12 pm Post subject: |
|
|
lmpinto wrote: | Tenho exactamente o mesmo problema que tu - o esquisito é que no Mozilla 1.3 tenho acentos. Vou experimentar a dica do RoadRunner do emerge -C xft. |
Hmm, ouvi uns rumores q com a r2 é preciso ligar os LC_CTYPE e semelhantes, q eu nca me dei ao trabalho de ligar. Tb agora n posso experimentar, por causa do meu problema... Mas tu experimenta, se com o unmerge do xft n der. _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Wed Apr 23, 2003 9:31 pm Post subject: |
|
|
O problema continua cá e é igual ao teu, lmpinto... Só tenho deadkeys no Mozilla.
No xmms apanho com um "locale not supported by C library" e fico sem deadkeys.
Com os vários programas do KDE (KWrite, por exemplo), apanho na consola:
Code: |
kdecore (KAccel): WARNING: Sym::initQt( ffff ): failed to convert key.
|
Alguém pode ajudar? _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Wed Apr 23, 2003 9:41 pm Post subject: |
|
|
Consegui resolver!
Já tinha posto os setting todos do locale e n dava, mas ao fazer:
localedef -i pt_PT -c -f ISO-8859-15 pt_PT
|
e reiniciar o X, funcionou.
Experimenta, lmpinto! _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
ZuNBiD n00b
|
Posted: Thu Apr 24, 2003 11:33 am Post subject: |
|
|
Proton podes explicar isso passo a passo. E que eu tenho o mesmo problema e ao executar o comando que dissete nao fez nada. |
|
Back to top |
|
|
Proton Apprentice
|
Posted: Thu Apr 24, 2003 12:02 pm Post subject: |
|
|
ZuNBiD wrote: | Proton podes explicar isso passo a passo. E que eu tenho o mesmo problema e ao executar o comando que dissete nao fez nada. |
OK, então aqui vai.
1º - segui os passos neste link https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=3116 para definir o locale. Defini as variáveis de ambiente indicadas no .profile e no .bashrc, também, "just in case".
2º - fiz
localedef -i pt_PT -c -f ISO-8859-15 pt_PT
|
e reiniciei o X, e depois já deu.
Se mesmo assim não conseguires, diz qualquer coisa. _________________ Sérgio @ Portugal
IST - LEIC |
|
Back to top |
|
|
ZuNBiD n00b
|
Posted: Sun Apr 27, 2003 10:00 am Post subject: |
|
|
obrigado ! já tenho as teclas-mortas a funcionar !
agora só não as consigo usar no login (kdm). Não sei se é um problema meu ou se é porque o kdm não faz o export das variaveis no "/etc/profile" antes de ser inicializado. |
|
Back to top |
|
|
|