Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Instalação sem rede compilando sistema e programas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Fellype
n00b
n00b


Joined: 08 Nov 2006
Posts: 9
Location: Campinas-SP/Brasil

PostPosted: Tue Feb 06, 2007 2:42 pm    Post subject: Instalação sem rede compilando sistema e programas Reply with quote

Olá.

Tenho acesso à internet banda larga no meu trabalho mas não em casa.
Gostaria de instalar o Gentoo no pc de casa compilando tudo, mas fazendo o mínimo possível de downloads. Será que dá pra baixar e gravar em um(ns) cd(s) os arquivos necessários para realizar a instalação desta maneira? Em outras palavras, dá pra "colocar" a árvore do portage em cds? Se sim, como eu devo proceder?

Grato,

Fellype.
_________________
Beleza é fundamental... Mas não é tudo.

Tem que ser gostosa também...
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Nov 2005
Posts: 171
Location: Brasil -> RS -> Rio Grande

PostPosted: Thu Feb 08, 2007 4:26 am    Post subject: Reply with quote

Olá.

Só para lhe informar eu uso e mantenho atualizado direitinho o gentoo na minha casa só com conexão discada, e um amigo meu consegue essa façanha até mesmo sem rede. Para isso a gente baixa as coisas onde a gente trabalha e leva pra casa.

Assim:

Para a instalação:
1- Baixe de algum mirror o último snapshot da árvore do portage e o stage3 para sua arquitetura, grave num cd e leve pra casa.
2- É bom também baixar a versão "tudo em uma página" do handbook. (em inglês, pois a versão pt_br está desatualizada)
3- Dê boot num cd de instalação, se for o livecd você pode aproveitar o firefox e o gnome-terminal mas, obviamente, você não vai usar o instalador.
4- Siga o prossedimento padrão de instalação, quando tiver que descompactar o stage use o que você baixou. Igualmente para o snapshot do portage.
5- Ignore a parte que pede para dar o emerge --sync, obviamente.
6- Como o portage que vem no stage3 2006.1 não é o mais atual então pare por aí.

Para sempre:
7- Para instalar alguma coisa rode 'emerge -pf pacote > /tmp/lista.tmp', assim o emerge vai dar os links para tudo que ele quer baixar pra instalar esse pacote, mas não vai fazer mais nada.
8- Esses links estão no formato de vários por linha, que é incompatível com o wget. Então faça: cut -d ' ' -f 1 /tmp/links.tmp > links.txt
9- Agora leve o links.txt gerado para um computador com rede boa e rode 'wget -i links.txt'. A propósito, tem wget pra windows.
10- Pegue os arquivos baixados e leve para o seu computador na pasta /usr/portage/distfiles.
11- Dê 'emerge -pv pacote' e veja se quer alterar alguma USE ou se precisa baixar mais alguma coisa. Se estiver tudo ok emerge pacote vai resolver seu problema.

Dicas que te serão úteis cedo ou tarde:
- Isso vai te fazer levar 2 ou mais dias pra terminar a instalação, então para continuar de onde parou refaça todos os passos da instalação desde o início menos os que são permanentes como descompactar o stage ou o portage ou alterar arquivos de configuração.
- Se você tem internet discada em casa você pode atualizar sua árvore do portage de casa, mas não espere muito tempo senão os downloads vão ficar muito grandes.
- Se você não tem rede então você terá que baixar um snapshot do portage, apagar a árvore do portge da sua máquina,descompactar a árvore nova e rodar o emerge --metadata manualmente. Depois você poderá dar emerge -pf pacote. Para poder apagar sua árvore do portage mude o local de seus distfiles e pacotes, a documentação do portage ensina como dizer para o portage onde estão essas pastas.
- Se acostume a dar emerge -pv no pacote antes do -pf, para saber se precisar ajustar alguma USE. As vezes USEs novas requerem downloads novos e não é nada agradável descobrir isso depois de ter baixado o pacote.
- Depois que você tiver instalado o gentoo e ele estiver bootando é hora de ler os docs do portage. Aqui: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2 . Mesmo que você não entenda tudo não te preocupes, volte um tempo depois e leia denovo.
- Use o eix.
- Sempre antes de ler uma documentação pt_br procure no canto superior direito do doc um aviso sobre a versão original estar mais atualizada.
- Use o gentoo-wiki.com mesmo que tenha uma doc oficial para o que você quer fazer.
- Dê uma olhada nisso: http://gentoo-wiki.com/TIP_Networkless_Maintenance
- E nisso: http://gentoo-wiki.com/TIP_Gentoo_for_dialup_users
- Inscreva-se na lista gentoo-user-br mandando um mail para gentoo-user-br+subscribe@lists.gentoo.org , é bem mais fácil e rápido conseguir ajuda lá.
Back to top
View user's profile Send private message
Fellype
n00b
n00b


Joined: 08 Nov 2006
Posts: 9
Location: Campinas-SP/Brasil

PostPosted: Fri Feb 09, 2007 4:59 pm    Post subject: Reply with quote

Valeu Thiago. Nesta semana eu vou mandar ver lá em casa.
Até mais.
_________________
Beleza é fundamental... Mas não é tudo.

Tem que ser gostosa também...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum