View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
sKewlBoy Guru
|
Posted: Thu Jun 19, 2003 1:14 pm Post subject: Teclado US com keymap PT |
|
|
Já há alguns meses que tenho um teclado US. Como o keymap US nao tem "ç" e como um teclado US com keymap PT fica sem a tecla "<>" uso uma das extra keys com o hotkeys para correr o "setxkbmap" para alternar entre um "setxkbmap us" e um "setxkbmap pt" e assim tenho remediado.
Outro dia lembrei-me que sendo linux "aberto" como é, de certeza que não há de ser complicado alterar o keymap pt e substituir a keycode que ele tem lá para a tecla "<>" para a keycode da extra key que uso actualmente para alternar entre os keymaps. Assim ficava muito melhor.
Li num post aqui neste forum sobre o file /usr/X11R6/lib/X11/xkb/symbols/pt para resolver um outro problema.
Se for este o file que tenho que modificar, há de ser nesta linha:
Code: |
key <LSGT> { [ less, greater ],
|
o problema é que não faço a minima do que hei-de de por para substituir aquele LSGT (que corresponda à extra key...). Ainda tive algum tempo a olhar para o output do xev e a comparar as outras "keys" neste file, mas nao vi nada....
Obrigado desde já... |
|
Back to top |
|
|
PT_LAmb Guru
Joined: 22 Apr 2002 Posts: 332 Location: Lisboa (Lisbon), Portugal
|
Posted: Thu Jun 19, 2003 3:41 pm Post subject: |
|
|
Vivas,
Nao quero ser desmancha prazeres do hacking que estas a fazer ao sistema. Mas tudo isso ja esta definido no keymap us_intl. O acento grave e o apostrofe passam a ser dead keys (penso que e assim que se chamam) possibilitando combinaçoes como apostrofe+a para o a com acento agudo, ou apostrofe+c para o ç.
Desculpa la estar a dar cabo do teu passatempo.
Cumprimentos,
Ricardo Cordeiro
P.S. - Ainda nao tenho o X configurado para escrever caracteres acentuados _________________ SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ |
|
Back to top |
|
|
sKewlBoy Guru
|
Posted: Thu Jun 19, 2003 5:07 pm Post subject: |
|
|
Pois, eu lembrei-me que provavelmente existiria um keymap US com os acentos e o ç, mas eu preferia ficar com a disposição PT...
não pode ser difícil modificar um keymap... |
|
Back to top |
|
|
MetalGod Bodhisattva
|
Posted: Fri Jun 20, 2003 11:02 pm Post subject: re |
|
|
aqui funciona bem reve a configuração do X _________________ ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice |
|
Back to top |
|
|
sKewlBoy Guru
|
Posted: Sat Jun 21, 2003 7:29 am Post subject: |
|
|