View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
IrisCodo n00b
|
Posted: Mon Mar 01, 2010 7:31 pm Post subject: Que pacotes devo instalar para assistir dvds? |
|
|
Olá Amigos gentoo
Acabei de instalar o gentoo... finalmente, a história dessa epopéia contarei em outro posts.
Agora, não sei que pacotes devo instalar para assistir a vídeos, dvds ou seja, multimídias em geral. Também não encontrei o pidgin para instalar nos ebuilds...
Agradeço antecipadamente todo apoio para essa mais nova usuária gentoo!!!!!
abraços
Iris
Last edited by IrisCodo on Wed Mar 03, 2010 4:47 pm; edited 1 time in total |
|
Back to top |
|
|
IrisCodo n00b
|
Posted: Wed Mar 03, 2010 4:40 pm Post subject: Re: Que pacotes devo instalar para assistir dvds? |
|
|
IrisCodo wrote: | Olá Amigos gentoo
Acabei de instalar o gentoo... finalmente, a história dessa epopéia contarei em outro posts.
Agora, não sei que pacotes devo instalar para assistir a vídeos, dvds ou seja, multimídias em geral. Também não encontrei o pidgin para instalar nos ebuilds...
Agradeço antecipadamente todo apoio para essa mais nova usuário gentoo!!!!!
abraços
Iris |
Ninguém pode me ajudar? |
|
Back to top |
|
|
cassiol Guru
|
Posted: Sat Mar 06, 2010 12:12 pm Post subject: |
|
|
bom dia,
vc pode usar o mplayer. com as features dvd e gmplayer
qualquer coisa, posta ai denovo... _________________ before post......... try that search in google: site:forums.gentoo.org your question
please add [SOLVED] when your question is solved |
|
Back to top |
|
|
IrisCodo n00b
|
Posted: Tue Mar 09, 2010 3:16 pm Post subject: |
|
|
cassiol wrote: | bom dia,
vc pode usar o mplayer. com as features dvd e gmplayer
qualquer coisa, posta ai denovo... |
Obrigada pela gentileza da resposta! Aliás, o forum em português não parece ser muito ativo.
Mas deixa-me te dizer:
1) O mplayer já está instalado e toda vez que coloco um vídeo vem o erro dizendo que faltam plugins... eu já fui no packages e já instalei "um monte" de plugins relativos mas não obtive sucesso. Aí instalei o VLC e tive progressos porque o vídeo rola mas sem som..... Consigo ouvir músicas pelo Rhythmbox mas tb não consigo montar cds de dados... e os cds de músicas tb não montam; mas não seria o caso, não é mesmo? Onde pode ser que estou errando? Tenho som em sites de músicas! Será que são as tais definições de USE que deva colocar para que tudo saia bem?
Obrigada pela ajuda antecipadamente,
Iris |
|
Back to top |
|
|
njsg Tux's lil' helper
|
Posted: Fri Mar 26, 2010 10:45 pm Post subject: |
|
|
Olá,
No fim perguntaste se isto tem a ver com as definições USE (USE flags). Os teus problemas com DVDs parecem ser isso - no Gentoo, os programas raramente vêm com as funcionalidades opcionais todas activadas. A ideia é ter apenas o que é preciso, activado através de USE flags.
Elas podem ser colocadas para todo o sistema no /etc/make.conf ou para cada pacote no /etc/portage/package.use. Para ver DVDs deve ser preciso, pelo menos, as definições "dvd" e "aac".
IrisCodo wrote: | Aí instalei o VLC e tive progressos porque o vídeo rola mas sem som..... |
Para reproduzir as faixas áudio de um DVD, o programa tem de suportar o "codec" aac. No caso do vlc, isto é conseguido com a USE flag aac.
Para activar o aac, basta fazer (como root):
(o echo acrescenta uma linha ao package.use, e o emerge reinstala o vlc)
Code: |
# echo media-video/vlc aac >> /etc/portage/package.use
# emerge --ask --oneshot --verbose vlc
|
Quote: | não consigo montar cds de dados... |
Como é que estás a montá-los?
Tenta, como root, criar uma pasta e montar lá:
Code: | mount -t auto /dev/cdrom nova-pasta |
(O /dev/cdrom geralmente aponta para uma das drives de CD.)
Eu tenho uma entrada no /etc/fstab para poder montar como utilizador normal, mas se montar como root não funciona, é porque há outro problema (por exemplo, falta activar o suporte no kernel).
Code: | os cds de músicas tb não montam |
Aqui também não os consigo montar. Acho que é mesmo assim, os CD's de música não se montam. |
|
Back to top |
|
|
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|