View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
fredhardest n00b
|
Posted: Wed Jul 07, 2010 2:57 pm Post subject: RAID 1 e senha do root |
|
|
Pessoal,
Fiz a instalacão do Gentoo para RAID 1 seguindo o tutorial http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86+raid+lvm2-quickinstall.xml
Só que o burrão aqui, esqueceu de alterar a senha do root antes de dar reboot.
Tem como alterar essa senha sem ter que reconfigurar tudo de novo?
Já aproveitando e perguntando, se eu precisar fazer alguma alteracão bootando pelo cd, como eu recupero tudo o que ja foi instalado?
Pergunto, porque é a terceira vez que instalei o Gentoo em RAID 1
A primeira vez deu errado e quando bootei pelo cd tive que montar os /dev/md outra vez e o que eu já tinha feito não apareceu na particão depois de montada.
Tem alguma forma de se recuperar a instalacão feita em RAID 1 quando boota pelo cd?
Valeuz! |
|
Back to top |
|
|
njsg Tux's lil' helper
|
Posted: Sat Jul 10, 2010 1:43 pm Post subject: |
|
|
Se as coisas estão no disco, deve bastar arrancar o CD de instalação (não é o live-CD, mas sim um dos outros em que fazes tudo por comandos (pode ser o minimal)).
Podes seguir as instruções, mas não crias partições nem formatas nada. Isto deve ser, no documento que mencionas, na secção "Preparing the Disks" fazer os modprobes e saltar para "Code Listing 2.13: Mount the file systems".
Depois, quando fazes chroot (secção "Chrooting") estás basicamente a entrar no sistema que está nas partições que montaste. Basta correres o passwd depois de fazeres chroot e isso muda a palavra-passe do root.
Isto pelo menos é como se faz para discos sem Raid nem LVM, mas não vejo razão para ser diferente (a não ser que tenha alguma coisa como encriptação). |
|
Back to top |
|
|
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|